Início Benefícios PIS/PASEP 2022: Veja como deve funcionar o pagamento do benefício

PIS/PASEP 2022: Veja como deve funcionar o pagamento do benefício

0
121
PIS/PASEP 2022

O PIS/PASEP 2022 é um dos principais benefícios oferecidos no Brasil. O mesmo é destinado exclusivamente para a classe trabalhadora do país. Originalmente, o abono do programa social, referente ao ano calendário 2020, que deveria ter sido pago no segundo semestre deste ano, foi prorrogado.

Isso porque, devido a pandemia do Covid-19, o Governo Federal talvez não conseguisse encontrar fundos suficientes nos cofres públicos para manter o projeto. E disso, após reuniões entre os representantes do governo, dos trabalhadores, e das empresas do Conselho Deliberado do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), tal decisão foi mantida.

PIS/PASEP 2022

Como funcionará o PIS/PASEP 2022?

Se você tem interesse em saber melhor como funcionará o pagamento do PIS/PASEP 2022, o procedimento para tal é bastante simples. A mudança foi feita para evitar que regras contábeis e financeiras não fossem descumpridas. E deste modo, o Governo Federal evitou que as despesas fossem dividas em dois anos. Deste modo, com a prorrogação do pagamento do benefício, o órgão responsável afirmou que mais de R$ 7,45 bilhões foram injetados na economia. E que graças a isso, outros programas sociais estão podendo ser criados e até mesmo repensados. Caso contrário, isso não seria possível.

Vale a pena lembrar também, que segundo a declaração do CODEFAT, os trabalhadores não devem receber dois saques do PIS/PASEP 2022, no ano que vem. Na verdade, em 2022, será repassado apenas os pagamentos referentes ao ano calendário 2020. E o que é valido por 2021, será pago somente em 2023. Ou seja, dá para se entender que agora haverá uma diferença de dois anos entre o ano referente e o atual ano que as pessoas estão. Isso é para evitar engasgamentos das quantias, e que os cofres públicos não sofram grandes abusos em apenas um único ano. Deste modo, a economia do país não seria tão afetada.

Quem pode receber o PIS/PASEP 2022?

Caso você tenha interesse em receber o PIS/PASEP 2022, é necessário que cumpra alguns pré-requisitos. Lembrando que estes foram oferecidos pelo Governo Federal. Siga abaixo a lista:

  1. Primeiramente, é necessário que tenha trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano base do calendário de 2020
  2. Posteriormente, que tenha também recebido, no máximo, dois salários mínimos por mês, de média
  3. Tem que estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, também
  4. E por fim, que a empresa na qual trabalhava tenha informado todos os seus dados corretamente ao Governo Federal

Saiba também: SISU, PROUNI e FIES: Ministério da Educação divulga calendário

Diferenças entre os benefícios

Em tese, tanto o PIS, quanto o PASEP, possuem uma função semelhante no PIS/PASEP. O PIS é gerado com base no Número de Identificação Social (NIS), por meio da carteira de trabalho da pessoa. Isso se ela já tiver trabalhado em empresas privadas. Entretanto, o PASEP, é totalmente voltado para os servidores públicos, aprovados por meio de concursos.

E é exatamente por isso que cada um destes é pago por instituições bancárias diferentes. No caso do PIS, o mesmo é pago pela Caixa Econômica Federal, banco responsável por pagar todos os benefícios do Governo. Já o PASEP, por ser de servidores, é pago exclusivamente pelo Banco do Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui