Início Benefícios PIS/PASEP: Descubra onde encontrar o número para saque do abono

PIS/PASEP: Descubra onde encontrar o número para saque do abono

0
88
pis/pasep

O PIS/PASEP, também conhecido como abono salarial, é um dos diversos benefícios que é pago no Brasil. O mesmo é destinado exclusivamente para a classe trabalhadora do país. Desde que claro, as pessoas em questão sejam registradas em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

Para este ano de 2021, o mesmo foi prorrogado até o próximo ano, por conta da falta de verba nos cofres públicos. E também porque o Governo Federal queria retornar com o calendário do Benefício Emergencial (BEm) para este ano. E isso só seria possível com tal prorrogação. Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao projeto.

PIS/PASEP: Descubra onde encontrar o número para saque do abono
PIS/PASEP: Descubra onde encontrar o número para saque do abono

Como saber o número do PIS/PASEP?

Uma das principais dúvidas em quem quer receber o PIS/PASEP do Governo Federal é saber qual é o seu número. Na verdade, isso varia muito do seu emprego. Por exemplo, o PIS, é destinado apenas para empregados do setor privados, como empresas avulsas do governo.

Já o PASEP, é mais voltado para funcionários públicos e do estado, tendo um vínculo com o governo. Disso, em ambos casos, você poderá encontrá-lo muito facilmente por meio de seu NIS (Número de Identificação Social) ou por seu NIT (Número de Identificação do Trabalhador). Ambos estão disponíveis em sua carteira de trabalho, ou até mesmo em seu extrato do FGTS, que pode ser obtido na Caixa Econômica Federal.

Lembre-se que para a última opção, precisa apresentar um documento de identidade. Além disso, também é possível efetuar a consulta por meio do site do CNIS, no endereço eletrônico https://www.cnisnet.inss.gov.br.

Disso, você terá que clicar na área de cidadão, primeiramente. Posteriormente, avançar indo em inscrição, e por fim, filiado. Feito isso, basta digitar seus dados pessoais, que seu número aparecerá na parte da direita do monitor. Para quem quer receber o PASEP sendo servidor público, terá que comparecer até uma agência do Banco do Brasil, ou então, ligar na central de atendimento da própria. Esta pode ser acessada através do número 0800-729-0722.

Quem pode sacar o PIS/PASEP?

Existe um grupo muito restrito que pode sacar o PIS/PASEP, de acordo com o Governo Federal. Abaixo, encontrará a lista que foi divulgada pela própria entidade:

  1. Primeiramente, é necessário estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos
  2. Posteriormente, ter também recebido uma remuneração mensal de no máximo dois salários mínimos
  3. Então, ter exercido atividade remunerada para alguma empresa, por ao menos 30 dias, mesmo que não tenham sido consecutivos
  4. E por fim, ter tido seus dados atualizados pela empresa, no sistema oficial do governo

Ano que vem contará com duas parcelas

O pagamento do PIS/PASEP referente ao ano base de 2020 deveria ter sido pago na metade deste ano. Entretanto, o Governo Federal suspendeu o pagamento do PIS/PASEP, para que outros benefícios pudessem retornar. E disso, o pagamento foi prorrogado para 2022.

E agora, a expectativa é de que no começo do ano que vem ocorram dois pagamentos. Um por conta do que foi adiado, e o outro referente ao ano base de 2021, como já estava previsto para acontecer normalmente. Apesar disso, ainda há rumores de que no futuro próximo o abono salarial seja extinto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui