sexta-feira, fevereiro 23, 2024

PIX 2022 vai permitir transferências para exterior e sem internet

O PIX 2022 é um dos principais métodos de transferência bancária no Brasil, desde sua criação, ainda em 2020. O mesmo surgiu em novembro daquele ano, após ter sido desenvolvido pelo Banco Central. E desde então, tem revolucionado o método como movimentações nas contas têm sido feitas.

Disso, cada vez mais o BC tem anunciado novidades para o sistema. Tudo para possibilitar mais métodos e segurança para os usuários. Como por exemplo, agora será possível efetuar negociações para o exterior, sem nenhuma cobrança, como já é de costume. E além disso, também poderão utilizar tais funções sem utilizar a internet.

pix 2022
PIX 2022 vai permitir transferências para exterior e sem internet

Banco Central anuncia mais novidades para o PIX 2022

O Banco Central anunciou nessa semana que estará lançando mais algumas novidades para o PIX 2022, como já ocorreu com o saque troco em 2021. Como por exemplo, o sistema de transferências agora deverá suportar transações internacionais. Sendo possível enviar quantias para as pessoas que estão fora do Brasil, sem nenhum problema. E além disso, tais movimentações ainda poderão ser feitas sem a conexão com a internet. Isso para não prejudicar ninguém que esteja sem a conexão em seu aparelho celular. E também, o débito automático é algo que começará a funcionar também, a partir do próximo ano. Vale a pena lembrar que ainda há a chegada do open banking, em suas fases finais.

Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, os casos do PIX 2022 no exterior, e principalmente sem utilizar a conexão de internet ainda não possuem uma data definitiva para constarem na agenda. Entretanto, elas foram incluídas na lista do presidente ainda no mês de novembro. Já a função de débito automático deverá entrar ainda nos primeiros meses do próximo ano. Os usuários aqui poderão efetuar o pagamento de contas de consumo, ou até mesmo de cobranças recorrentes, sem precisarem efetuar uma nova transação toda vez. Já para as duas demais, a expectativa é mais para a metade do ano.

Como funcionará o PIX 2022 no exterior?

Conforme anunciamos anteriormente, o Banco Central informou que o PIX 2022 contará com transações para o exterior. Apesar de ainda não estar claro a data, que deve ficar para a metade do ano, o meio de utilização já foi esclarecido. Segundo o BC, as movimentações para outros países serão feitas do mesmo modo que aqui no Brasil, para diversos bancos.

A situação é que os sistemas de pagamento do exterior deverão se conectar ao PIX. E que deverão começar a ser lançados em alguns países, primeiro, com seus respectivos bancos, antes que se espalhe de fato por todo o planeta.

Mais funções a serem desenvolvidas

Vale a pena lembrar também que essas três funções não são as únicas que estão sendo desenvolvidas. O presidente do Banco Central deixou claro que algumas outras coisas também estão sendo estudadas para o PIX 2022.

Mas, o mesmo não revelou ao público em sua entrevista o que exatamente são elas. Portanto, é necessário aguardar um novo comunicado oficial, até para sabermos o que será feito, e o que de fato está sendo planejado para o sistema, nos próximos meses. Principalmente para dentro do país.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui