quarta-feira, abril 14, 2021

PIX ultrapassa transferências por TED e DOC

No início deste ano de 2020, o Banco Central do Brasil anunciou mais um novo modelo de transferência bancária: o PIX. Este é um novo sistema de pagamentos e transferências instantâneos.

O PIX é uma forma de pagar e transferir dinheiro de forma ágil, barata, segura e super moderna! Além disso, o PIX é algo que será acessível para toda a população. O PIX já é conhecido como a maior revolução no setor das últimas décadas.

No entanto, o seu funcionamento só se deu agora no fim do ano de 2020 e ainda gera muitas dúvidas para a população em geral. Quer saber mais sobre o PIX? Então acompanhe o nosso artigo.

PIX ultrapassa transferências por TED e DOC
PIX ultrapassa transferências por TED e DOC

O que é chave PIX?

Afinal, muitos ainda se perguntam, mas o que é realmente o PIX? O PIX é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. Com ele, a intenção é revolucionar o setor bancário e facilitar a vida dos brasileiros quando o assunto é pagamento e transferência.

O PIX chegou para ser bem mais barato que o DOC e TED, por exemplo, recursos muito usados para transferências entre contas. Além do mais, o PIX promete ser instantâneo mesmo para transferências entre bancos diferentes.

O PIX também tem uma disponibilidade incrível: ele vai funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano, qualquer horário, finais de semana e feriados. Basta que o usuário cadastre uma chave no seu banco (pode ser celular, CPF, chave aleatória, e-mail)

O recurso chega para ser bastante competitivo. O usuário poderá fazer transferências instantâneas e até mesmo fazer pagamentos para lojas, restaurantes, pontos comerciais de diversos setores e até mesmo pagar contas como água e luz, por exemplo. Tudo isso com segurança, comodidade e rapidez.

Leia mais: Casa Verde e Amarela 2021 já começou: confira os juros e condições

Como cadastrar a Chave PIX

Primeiramente, para cadastrar a sua chave PIX, você precisa ter uma conta bancária (em qualquer banco, fintech ou plataforma de pagamentos). Ao acessar o banco, basta clicar em PIX e escolher a opção para cadastrar a sua chave PIX.

Ela pode ser o seu CPF, e-mail, celular ou uma chave aleatória gerada pelo próprio banco. A chave é única e você pode usar cada chave em apenas um banco (não pode repetir a mesma chave para mais de um banco).

Quais as vantagens do PIX

O PIX chega cheio de vantagens. Ao lançar o PIX, o Banco Central promete entregar com o sistema, velocidade, segurança e muita praticidade. Para que alguém faça uma transferência para você, basta informar uma de suas chaves PIX cadastradas. Não será mais necessário informar dados bancários, nome completo, instituição etc.

A intenção é melhorar a experiência dos clientes quanto ao banco e as formas de pagamento e transferência entre pessoas físicas e jurídicas.

Quanto custa a transação pelo PIX

O melhor de tudo é que o PIX é gratuito para pessoas físicas! Para empresas há uma taxa fixa muito pequena, abaixo dos valores hoje cobrados para fazer DOC ou TED. Para mais informações, acesse o APP do seu banco, fintech ou plataforma de pagamento.

Avatar
Vinicius Bediner
Formado em Jornalista na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Editor Chefe do portal Economias C. Já passou por diversos portais de renome até se encontrar no mercado de finanças.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui