quarta-feira, agosto 4, 2021

Programa Brasil Mais: O que é e quais as regras para participar

Nesta semana, o Ministério da Economia divulgou o retorno de mais um projeto social. Este é o Programa Brasil Mais, que já havia sido lançado em fevereiro deste ano. Porém, precisou ser interrompido por conta da pandemia do Covid-19. O mesmo vem por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), ainda em parceria com o Sebrae, o Senai e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Seu principal objetivo é o de contribuir com o acréscimo do nível de produtividade e competitividade das empresas brasileiras. Isso, claro, apenas por meio de um cenário de transformação digital, que está sendo proposto no benefício.

programa brasil mais
Programa Brasil Mais: O que é e quais as regras para participar

Quem pode participar do Programa Brasil Mais?

Segundo informação oficial divulgada pelo próprio Ministério da Economia, apenas um grupo muito restrito poderá participar do Programa Brasil Mais. Como por exemplo, apenas pequenos negócios e empreendimentos, além de companhias de médio porte, setores da indústria, do comércio e de serviços, poderão efetuar suas inscrições.

O projeto está sendo considerado de médio prazo, tendo a expectativa de amparar até 120 mil empresas, até dezembro de 2022. Mas, caso o programa tenha bastante sucesso neste período, é possível que tenhamos um acréscimo considerável no número de participantes.

Como se inscrever no Programa Brasil Mais?

Caso você seja um empreendedor ou dono de uma empresa, e queira participar das inscrições do Programa Brasil Mais, o procedimento é muito simples. Primeiramente, terá que acessar o endereço eletrônico https://www.gov.br/brasilmais. Disso, a empresa em questão precisará escolher em qual eixo tem interesse em ser atendida.

Feito isso, lhe será gerada um questionário autodiagnostico. Isso para poder avaliar o seu grau de maturidade de produção, e até mesmo de gestão. E uma vez que enviado tal documento, será encaminhado para o atendimento com os parceiros do programa. Seja ele o Sebrae ou o Senai.

Programa Brasil Mais: ajuda gratuita

Vale a pena dizer que, mesmo se você não seja aprovado, ainda poderá gozar de algumas ajudas gratuitas. Até porque, na plataforma do Programa Brasil Mais, terão diversos conteúdos digitais de graça. Como por exemplo e-books, podcasts, manuais de como melhorar suas práticas produtivas e gerenciais, além de também links para cursos de capacitação profissional.

Ferramentas de autodiagnostico para avaliação de maturidade das empresas, que sejam relacionadas a práticas produtivas, gerenciais e até mesmo digitais também podem ser encontradas. O objetivo aqui é promover uma melhor capacitação para que as empresas possam repassar as mesmas a seus funcionários.

Mais programas sociais

O Programa Brasil Mais não é o único programa social que foi desenvolvido pelo Governo Federal, para empresas. No caso, o PRONAMPE, que oferece linhas de crédito para companhias, também retornou em 2021. Além destes, existem os projetos que foram criados exclusivamente para pessoas físicas.

Como por exemplo, o benefício emergencial (BEm), o auxílio emergencial, a antecipação do 13º salário do INSS, e também o Bolsa Família. Este último, vale a pena lembrar, que deve passar por uma reforma muito em breve. Tudo para poder aumentar o valor das parcelas que são pagas a seus beneficiários, atualmente. Isso é um desejo do presidente da república, Jair Bolsonaro.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui