sábado, julho 24, 2021

Programa do IRPF 2021 gera DARF com data errada. Veja o que fazer

O programa do IRPF 2021 é uma das principais ferramentas da Receita Federal. Isso porque, nele, as pessoas podem fazer seu prestar de contas para a entidade do Governo Federal. Além de claro, poder realizar também algumas consultas quanto ao seu nome, e pagar algumas taxas.

Uma delas é o DARF, que é uma forma de quitação de obrigação com a entidade. Entretanto, muitas pessoas têm se deparado com uma situação estranha. Na hora de gerarem o boleto, percebem que a data de vencimento está para 30 de abril. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto.

Erro no DARF no programa do IRPF 2021

O principal problema no programa do IRPF 2021 é que a data de vencimento do DARF está errada. Originalmente, a declaração do imposto deveria ser feita até 30 de abril, e com isso, o pagamento deste tributo também, até esta data limite.

Entretanto, o Governo Federal decidiu prorrogar este prazo até o último dia do mês de maio. Isso por conta da pandemia do Covid-19, que segue atrapalhando e muito a população. E disso, o prazo de pagamento do DARF também deveria ter sido prorrogado em conjunto. O que não aconteceu.

O que é o DARF no IRPF 2021

O DARF nada mais é do que uma taxa cobrada do contribuinte, quando o mesmo precisa pagar impostos. Isso claro, ao invés de receber a restituição após ter declarado no programa do IRPF 2021. Por conta da confusão das datas, que não foram alteradas, muitas pessoas não sabem o que fazer.

Mas, não entre em pânico. Você não será multado ou penalizado caso pague este até o fim de maio. Na verdade, a própria Receita Federal admitiu que foi uma falha no sistema. E que inclusive, estarão atualizando o programa até o próximo dia 2 de maio. E com isso, este pequeno problema deverá ser corrigido na atualização.

Atualização automática do IRPF 2021

Com o que foi dito no parágrafo acima, também surgem dúvidas se as pessoas devem ou não baixar novamente o programa do IRPF 2021, após esta data. A resposta para tal é não. Segundo a própria entidade do Governo Federal, o programa será atualizado automaticamente. Isso na próxima vez em que seu computador ou celular estiver conectado à internet.

Com isso, ele verificará automaticamente se há atualizações disponíveis. Caso preferia checar isso manualmente, basta clicar em ferramentas, e posteriormente, verificar atualizações. Deste modo, caso haja algo para ser baixado, o sistema automaticamente realizará esta atualização para você.

Débito automático

Poucas pessoas sabem que existe a possibilidade de utilizar o débito automático. Esta para aquelas que já enviaram a declaração do IRPF 2021 no programa da Receita Federal. Seja o pagamento em sua primeira parcela, ou até mesmo única. E disso, não há a necessidade de que envie sua declaração novamente.

De acordo com a entidade do Governo Federal, a alteração da data de pagamento do DARF será feita automaticamente. Isso no banco que o contribuinte indicou na hora de colocar a opção de débito automático. Caso ainda tenha alguma dúvida, aconselhamos que entre em contato com o seu banco.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui