quinta-feira, outubro 28, 2021

Programa Progredir: Como se inscrever e quais as regras

O Programa Progredir é um projeto desenvolvido pelo Governo Federal do Brasil. O mesmo tem como principal objetivo oferecer oportunidades de emprego, e também, garantias de microcrédito a população. Isso em uma maneira te tentar diminuir a desigualdade social, e permitir maiores chances no mercado de trabalho.

Lembrando que para poder participar, é necessário cumprir uma série de pré-requisitos. Abaixo, separamos neste artigo algumas informações importantes a respeito deste assunto. Desde quais são as exigências, a quem pode de fato se inscrever. Considerando claro que você cumpra com todas as obrigações que serão listadas futuramente, neste texto.

Quem pode participar do Programa Progredir?

Para poder se inscrever no Programa Progredir, é necessário, primeiramente, atender a alguns pré-requisitos. Lembrando que estes foram estipulados pelo próprio Governo Federal. Como por exemplo, os interessados em participarem devem efetuar seu cadastro na plataforma CadÚnico.

Além disso, cada membro do núcleo familiar não pode ter uma renda superior a meio salário mínimo mensal. Sem falar que, no caso de toda a família em si, a renda mensal não pode ser superior a três salários mínimos. Pessoas que já são participantes do Bolsa Família não possuem nenhuma restrição para participarem aqui.

Quais são os documentos necessários para o Programa Progredir

Além de estar inscrito no CadÚnico, e atender todas as especificações que listamos no tópico acima, é necessário também entregar uma série de documentos. Abaixo, separamos para você quais são os necessários, neste momento de registro no programa social. Siga:

  1. Primeiramente, entregar seu documento de identidade (RG) e também seu CPF
  2. Posteriormente, é necessário entregar também sua certidão de nascimento e carteira de trabalho
  3. Disso, o sistema lhe solicitará seu título de eleitor, e também, um comprovante de residência
  4. Uma vez que já tenha juntado todos estes documentos, basta anexá-los no sistema do programa e enviar estes dados

Empréstimos para quem participa do Programa Progredir

Conforme mencionamos anteriormente, quem participa do Programa Progredir consegue não apenas oportunidades de emprego, mas como também linhas de microcrédito. Disso, existem valores estipulados que podem ser solicitados ao BNB, ao CrediAmigo e ao AgroAmigo, todas instituições parceiras do Governo Federal.

Um empréstimo aqui pode ser de R$ 4 mil, no mínimo, a no máximo R$ 15 mil. E claro, existem circunstâncias precisas nas quais um empréstimo pode ser solicitado. Como exemplo, abertura de pequenos negócios, ajuda de custo em caso de possível falência e auxílio direto em prol da independência financeira do microempreendedor.

Confira também: Consulte o PIS: Saiba como saber se você tem direito ao benefício

Como é feito o pagamento

Em caso de você ter solicitado seu empréstimo no Programa Progredir, existe uma instituição bancária responsável por administrar todos os seus benefícios governamentais. Esta é a Caixa Econômica Federal. É por meio dela que as instituições parceiras efetuarão o depósito do seu empréstimo, para que você possa movimentar o valor da melhor maneira possível.

Então, aconselhamos que caso esteja interessado em pedir alguma quantia, que já se adiante e abra sua conta neste banco. Além do projeto, a Caixa também administra financeiramente todos os demais programas sociais do Governo Federal. Como por exemplo, o Bolsa Família, o auxílio emergencial e muitos outros.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui