A pandemia do Covid-19 é de longe uma das piores pandemias que já vivenciamos na história do mundo. Infelizmente, milhares de pessoas acabaram falecendo em todo o mundo, após terem adquirido o vírus, e terem tido quadros clínicos agravantes. No Brasil, já nos aproximamos da casa dos 500 mil mortos, por conta da doença.
Em São Paulo, que é a principal metrópole do país, o cuidado está sendo redobrado, para muitos cenários diferentes. Disso, o governador do estado, João Dória, está criando até mesmo um benefício para amparar famílias que acabaram perdendo algum membro por conta de complicações do vírus. Este é o Programa São Paulo Acolhe.
Valores do Programa São Paulo Acolhe
Caso tenha interesse em obter mais informações sobre o Programa São Paulo Acolhe, que tal começar pelo valor do mesmo? No caso, o governador já confirmou que o benefício será pago para todos os paulistas que perderam familiares por conta do Covid-19, em quantias de R$ 300,00. E o melhor disso é que o projeto possui uma duração relativamente longa, de seis meses.
Originalmente, este deve ser o único período de pagamentos, entretanto, caso a pandemia se estenda por mais tempo, e se torne necessária a prorrogação, João Dória não nega que um novo prazo pode ser estipulado. Entretanto, é necessário aguardar um comunicado oficial.
Saiba também: Imposto de Renda 2022: O que deve mudar na tabela do IRPF
Quem pode participar do Programa São Paulo Acolhe?
Para poder participar do Programa São Paulo acolhe, é necessário cumprir uma série de pré-requisitos. Como por exemplo, apresentar uma certidão de óbito de seu familiar que conste o Covid-19 como motivo do falecimento. Além disso, é obrigatório que seja um residente do estado de São Paulo, independentemente de qual município esteja situado.
Sem falar que a família interessada no benefício também deve estar devidamente inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal. Fora que também é necessário ter uma renda mensal de apenas três salários mínimos, no máximo. Portanto, tenha ciência de atender a todos estes critérios antes de tentar solicitar o recebimento do programa social.
Veja também: Bolsa Família 2022: Como devem ficar os pagamentos com as mudanças
Como solicitar o Programa São Paulo Acolhe?
Agora caso você atenda todos os requisitos que foram listados acima, então, o próximo passo para você é efetuar a solicitação do Programa São Paulo Acolhe, para começar a ser amparado. Só existem dois modos de se realizar isso: primeiramente, por meio do site oficial do projeto, no endereço eletrônico https://www.bolsadopovo.sp.gov.br.
Posteriormente, caso não tenha acesso à internet, ainda pode efetuar a solicitação presencialmente. Para tal, basta se dirigir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Tenha certeza, antes, que está com seu cadastro regularizado na plataforma do CadÚnico, que é utilizado pelo Governo Federal, para a consulta de perfis de quem tem interesse em receber programas sociais.
Mais benefícios a caminho
Existem outros benefícios que estão sendo desenvolvidos, além do Programa São Paulo Acolhe. Entretanto, estes em âmbito federal, como é o caso do auxílio emergencial e da antecipação do 13º salário do INSS.
Além disso, o retorno do PRONAMPE também já foi liberado pelo Governo Federal, sem falar na possível reforma do Bolsa Família, que está próxima de acontecer.