Início Benefícios PRONAMPE: Carência pode ser negociada em instituições financeiras

PRONAMPE: Carência pode ser negociada em instituições financeiras

0
54

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) é um projeto voltado para as companhias do Brasil. Por meio deles, empresas podem solicitar empréstimos para que possam se reerguer, ou até mesmo dar um bom upgrade em seus projetos.

E para este ano de 2021, todas aquelas que recorreram a esta movimentação, por meio do programa, terão a possibilidade de negociar com suas instituições uma prorrogação da carência. Esta poderá ser de oito a até 11 meses de duração máxima. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto.

Quando a mudança no PRONAMPE foi feita?

Para os que estão se perguntando, a mudança deste prazo no PRONAMPE foi autorizada desde março deste ano. Na verdade, esta foi uma decisão feita pela Assembleia de Cotistas do Fundo de Garantia de Operações (FGO). Este é o programa de garantida para as instituições financeiras, que oferecem créditos para o projeto.

Apenas a Caixa Econômica Federal anunciou publicamente a ampliação de tal prazo de carência. Entretanto, acreditamos que muitas outras instituições bancárias também adotaram este procedimento. Para saber disso, aconselhamos que entre em contato com as mesmas, para buscar mais informações a respeito disso.

Cuidados com esta mudança do PRONAMPE

Apesar de parecer uma mudança positiva, esta que ocorreu no PRONAMPE, tome muito cuidado. Se você é um dono de empresa que está envolvida no programa, terá que reavaliar algumas coisas. Como por exemplo, se o prazo de pagamento também será ampliado. Se não for, as instituições financeiras com certeza irão recalcular o valor das parcelas que foram acordadas.

E com isso, o valor automaticamente subirá. Portanto, é necessário avaliar bem a necessidade de pedir o adiantamento da carência, calculando sempre os impactos futuros que isso pode ter em seu caixa. Principalmente se ainda estiver em um início de negócio.

Onde se consultar a respeito do PRONAMPE

Caso tenha interesse em expandir seu prazo de carência do PRONAMPE 2021, isso é bastante fácil de fazer. Se tem dúvidas de como ou onde abrir a solicitação, basta ir em seu próprio banco. Disso, o responsável pelo seu programa irá aplicar um questionário que te ajudará com sua necessidade.

E então, avaliarão a possibilidade da mudança. Desde que claro, eles estejam cumprindo com as normas que foram estabelecidas, e que já estejam permitindo as alterações no contrato. Também é possível fazer isso por alguns canais digitais e centrais de atendimentos ao consumidor. Vai depender muito se sua instituição financeira já adotou estes canais.

Mais informações sobre o programa

Para os que não conhecem mais sobre o PRONAMPE, o mesmo é um programa que foi criado a pouquíssimo tempo. Na verdade, ele surgiu em maio de 2020, graças a ideia do Governo Federal. Esta era facilitar o acesso a crédito de micro e pequenas empresas. Tudo por conta da pandemia do Covid-19, que tem afetado negativamente a todos.

Desde empresas que tiveram que fechar, até mesmo a funcionários que foram demitidos ou tiveram suas jornadas de trabalho reduzidas. Ao todo, segundo comunicado oficial do Ministério da Economia, aproximadamente mais de R$ 37 bilhões foram destinados em financiamentos, para mais de 520 mil pequenos negócios.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui