sexta-feira, dezembro 3, 2021

PROUNI 2021: como utilizar nota do ENEM para bolsas de estudos

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI 2021) é um projeto educacional do Brasil. O mesmo foi desenvolvido ainda em 2004, pelo Ministério da Educação (MEC). Seu principal objetivo é dar a população uma oportunidade de ingressarem uma instituição de ensino superior.

Estas todas particulares, com bolsas integrais ou ao menos de 50% do valor do curso escolhido. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais sobre como o PROUNI funciona. E, principalmente, como ele utiliza seus sistemas para filtrar os inscritos, na hora de repassá-los para as escolas. Sem falar também no que é necessário apresentar na hora de se cadastrar.

prouni 2021

Como funciona o PROUNI 2021

Em tese, o PROUNI 2021 nada mais é do que um programa que oferece bolsas de estudos para jovens estudantes. Estes que desejam integrar alguma faculdade particular, mas, que não conseguem arcar com as caras matrículas e mensalidades. Disso, eles prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e utilizam suas notas como corte, para conseguirem as bolsas.

As maiores notas são premiadas com bolsas integrais, enquanto que as menores, apenas elegíveis para um desconto de 50%. Há também períodos de lista de espera, e você pode se inscrever para o projeto no site oficial do Ministério da Educação (MEC).

Calendário do PROUNI

Por conta da pandemia do Covid-19, todos os prazos iniciais precisaram ser modificados em 2021. E com isso, muitas pessoas acabaram se sentido prejudicadas. Apesar disso, o plano do Governo Federal é seguir com o planejamento inicial. Abaixo, separamos o calendário do PROUNI 2021 para vocês:

  1. Edições previstas: duas, uma para o primeiro e a outra para o segundo semestre
  2. Inscrição para a primeira edição já foram encerradas nos dias 12 a 15 de janeiro, utilizando o ENEM 2019
  3. As inscrições para a segunda edição, cujo utilizarão o ENEM 2020, ainda não foram divulgadas. Elas ainda serão publicadas no Diário Oficial da União

Requisitos para participar do PROUNI 2021

Se você deseja participar do PROUNI 2021, então, lembre-se que é necessário cumprir alguns pré-requisito. Abaixo, separamos estes em uma lista para você. Siga:

  1. Primeiramente, o candidato precisa ter comprovadamente uma renda familiar bruta mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoal. E a renda total no caso de bolsa parcial, pode ser de até três salários por pessoa
  2. Além disso, posteriormente, também precisa ter cursado o Ensino Médio em uma rede pública. No caso de escolas privada, é necessário que tenha sido bolsista integral. Ou seja, sem ter pago nenhuma mensalidade
  3. No caso de pessoas com deficiência ou professores da rede pública, também podem usar o PROUNI 2021. E neste caso, não há nenhuma exigência de renda pré-estabelecida.
  4. Em todos os casos, entretanto, é necessário que o participante tenha pelo menos prestado a edição mais recente do ENEM. E que nesta, tenha tirado no mínimo 450 pontos de média nas provas, e que não tenha zerado na redação. Se tiver dentro de todas estas exigências, então, significa que você já pode participar do programa, e concorrer a uma das diversas bolsas de estudos oferecidas.
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile