quinta-feira, outubro 28, 2021

Prouni 2021: Estudantes devem comprovar informações até sexta-feira

O PROUNI 2021 já está em funcionamento para os quase 600 mil estudantes que foram inscritos no programa, para uma bolsa de estudos. Ao todo, pouco mais de 13.100 cursos de graduação, em mais de mil instituições de ensino superior privadas, foram ofertados. Lembrando que existe um prazo limite para que os interessados apresentem seus documentos obrigatórios, para a comprovação de dados.

Abaixo, falaremos um pouco mais sobre isso neste artigo. Além de claro, quais são os documentos necessários para a comprovação das informações, e, principalmente, como poderá estar efetuando sua inscrição no programa.

PROUNI 2021

Documentos necessários para se inscrever no PROUNI 2021

Caso você tenha interesse em se inscrever no PROUNI 2021, será necessário conformar suas informações pessoais cadastradas. Para tal, terá que mostrar alguns documentos para a administração do programa. Abaixo, separamos para você uma lista de quais são exigidos por eles. Siga:

  1. Primeiramente, um documento de identidade seu e de todos os membros da família. Este pode ser seu RG, CNH, carteira funcional, identidade militar, registro nacional de estrangeiro, passaporte emitido no Brasil ou sua carteira de trabalho
  2. Posteriormente, um comprovante de residência atualizado dos últimos três meses. Este pode ser uma conta de água, luz, gás, telefone, ou até mesmo um comprovante de aluguel
  3. Comprovante de rendimento, para mostrar todos os seus ganhos, e também de sua família, naquele ano e em anos passados
  4. Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais, se tiver um caso assim em sua família. Além de comprovante de pagamento de pensão alimentícia, se for pai solteiro
  5. E por fim, seu histórico escolar, para comprovar que de fato você foi aprovado no Ensino Médio. Lembrando que o PROUNI 2021 é um programa estudantil focado exclusivamente para instituições e ensino superior. Portanto, cursos técnicos e profissionalizantes não se encaixam aqui

Prazo para se inscrever no PROUNI 2021

Conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), há um prazo máximo para a comprovação dos documentos de informação de cada candidato ao programa PROUNI 2021. Esta data está prevista para a sexta-feira (12 de março). Caso você perca este período, não conseguirá garantir sua bolsa de estudo integral, em sua universidade de preferência.

Portanto, aconselhamos que corra com toda a sua documentação, e compareça até o local previsto. Em casos emergenciais, como acidentes ou até mesmo adoecimento, podem ocorrer algumas exceções. Entretanto, elas não são garantidas, então, não é uma boa alternativa botar suas esperanças nisso.

Leia mais: Renda Brasil pode voltar: Governo comenta substituição do Bolsa Família

Quem pode se inscrever no PROUNI 2021

Para se inscrever no PROUNI 2021, é necessário além de entregar os documentos de comprovação de informações, também cumprir alguns pré-requisitos. Lembrando que estes foram determinados pelo Governo Federal. Como por exemplo, ter uma renda familiar inferior a três salários mínimos.

E, além disso, é necessário também já ter concluído o ensino médio, até porque, o programa é voltado para o ensino superior. Além disso, ter realizado o último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ter tido uma nota superior a 450 pontos. E na redação, não é permitido que tenha zerado o teste. Caso se enquadre nestas condições, será considerável elegível.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui