sábado, julho 24, 2021

Lista do PROUNI 2021 já está disponível para consulta

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI 2021) já está disponível para inscrições de todos os estudantes do Brasil. O programa estudantil tem como objetivo oferecer bolsas de estudo, apenas para instituições de ensino superior, em todo o país. Estas podem ser integrais ou até mesmo parciais, cobrindo cerca de metade do valor do curso que o potencial aluno tem interesse.

Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações a respeito do mesmo. Desde como o programa funciona, a como se inscrever, e claro, quem pode participar. Além de também falar um pouco mais sobre o processo de inscrição, juntamente com a faculdade.

PROUNI 2021

Número de bolsas e inscrições para o PROUNI 2021

O PROUNI 2021 se tornou um programa tão forte no Brasil, que anualmente, atende milhares de pessoas, todos os dias. Só para o primeiro semestre deste ano, o projeto estudantil recebeu 599.223 inscrições de estudantes. Ou seja, são basicamente 600 mil alunos que concorrerão a uma oportunidade de estudar, em uma universidade, por meio de uma bolsa.

Isso sem falar que ao todo, foram mais de 13.100 cursos de graduação, em 1.031 faculdades particulares, que tiveram o programa acionado. Oficialmente, a entidade divulgou que existem apenas 162 mil bolsas de estudo para este semestre.

Como são repassadas as bolsas do PROUNI 2021

As bolsas do PROUNI 2021 são repassadas para os estudantes com base em suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Obviamente, as maiores notas vão garantindo as primeiras vagas no programa estudantil. E disso, até a pior nota, dentro as 162 mil bolsas disponíveis.

E a partir daí, é criada uma lista de espera para os que tiveram as melhores notas, entre as últimas. E no caso de alguém desistir da inscrição, ou perder o prazo, então, a primeira pessoa da lista de espera será chamada, e assim sucessivamente.

Prazo para comprovação de informações

O PROUNI 2021 já informou o prazo para os alunos pré-inscritos no programa confirmarem seus dados pessoais. Este é de 8 a 12 de março, apenas. E então, os que não atenderem e respeitarem esta data limite, terão suas vagas repassadas para quem está na lista de espera. Lembrando que todos os documentos que foram solicitados pela entidade devem ser entregues na instituição de ensino superior cujo o mesmo foi selecionado.

E disso, tal universidade precisa entrar ao indivíduo um protocolo indicando o recebimento de toda a documentação. Isso serve para que o estudante tenha algum comprovante de entrega, em caso de a faculdade demorar demais para se movimentar.

Documentos necessários para o PROUNI 2021

Para poder se inscrever no PROUNI 2021 e ser oficializado dentro do programa, é necessário entregar uma série de documentos obrigatórios. Abaixo, listamos para você quais são os requisitados pela entidade estudantil. Segue:

  1. Primeiramente, um documento de identidade, como o RG, CPF, CNH, identidade militar, passaporte ou carteira de trabalho
  2. Posteriormente, um comprovante de residência de pelo menos os últimos três meses
  3. Comprovantes de rendimento, comprovantes de pensão alimentícia ou divórcio, caso tenha um dos três
  4. Comprovante de conclusão do ensino médio também é preciso, até porque está prestes a ingressar em uma universidade
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui