sexta-feira, junho 18, 2021

PROUNI 2021 abre prazo para apresentação de documentos

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI 2021) é um dos principais programas educacionais em todo o Brasil. O mesmo é responsável por ajudar diversos estudantes que concluíram o ensino médio a ingressarem em uma instituição de ensino superior. O projeto oferece diversas bolsas de estudos para os interessados, desde que claro, eles cumpram as exigências requisitadas.

Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito do programa. Citando desde como o mesmo funciona, qual o calendário oficial, e quais documento são necessários para que possa efetuar a sua inscrição. Lembrando que o PROUNI é totalmente ministrado pelo Ministério da Educação.

Como funciona o PROUNI 2021

Se tem interesse em saber como o PROUNI 2021 funciona, saiba que o projeto é bastante simples. O mesmo utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como base para calcular os cortes de ingressões às universidades. Portanto, obter um bom resultado aqui é essencial, até porque, nem será necessário que efetua vestibular para as faculdades.

Outro ponto a ser destacado aqui é que o projeto só engloba faculdades particulares e privadas. Portanto, só poderá conseguir uma bolsa de estudo em uma escola que cobra mensalidade e matrícula. Para instituições públicas, o programa adequado é o SISU.

Documentos para participar do PROUNI 2021

Caso tenha interesse em participar no PROUNI 2021, é necessário que apresente uma série de documentos para a instituição de ensino. Estes são:

  1. Primeiramente, uma carteira de identidade oficial, com foto. Pode ser até mesmo sua Carteira Nacional de Habilitação
  2. Posteriormente, uma carteira funcional emitida por repartição pública, ou por órgãos de classe de profissionais liberais
  3. Apresentar identidade militar ou certidão de dispensa. Para estrangeiros, o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE)
  4. Passaportes emitidos no Brasil, além da Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS) também são documentos aceitos

Calendário do PROUNI 2021

O calendário do PROUNI 2021 já foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) há algumas boas semanas. Abaixo, separamos as datas oficiais referentes ao segundo semestre, para você:

  1. Primeiramente, as inscrições vão de 13 a 16 de julho
  2. Posteriormente, a primeira chamada será em 20 de julho, com as comprovações dos dados de 20 a 28 de julho
  3. Disso, a segunda chamada ocorrerá em 3 de agosto, com a comprovação das informações de 3 a 11 de agosto
  4. A inscrição na lista de espera vai de 17 a 18 de agosto, com a divulgação para as instituições em 20 de agosto
  5. E por fim, as comprovações para a lista de espera vão de 23 a 27 de agosto

Quem pode participar?

Caso tenha interesse em saber quem pode participar do PROUNI 2021, é bastante simples. O mesmo é totalmente endereçado para estudantes de baixa renda. Ou seja, é necessário que tenha uma renda per capita familiar máxima de até três salários mínimos.

Disso, é preciso também que os estudantes do ensino médio tenham concluído sua educação na rede pública. Até podem ter participado de uma rede particular de ensino, mas, desde que tenha sido sob a condição de bolsista integral.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui