quarta-feira, agosto 4, 2021

PROUNI 2021: Quais as regras para participar do programa de bolsas

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI) é um dos maiores programas educacionais do Brasil. O mesmo é desenvolvido e organizado pelo Ministério da Educação (MEC) já há duas décadas. Seu principal objetivo é auxiliar estudantes que estão concluindo o ensino médio a ingressarem em instituições de ensino superior.

Isso por meio de bolsas estudos, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mas, para este projeto, são aceitas apenas universidades particulares. Ou seja, aquelas que cobram matrículas e mensalidades de seus estudantes. E o melhor de tudo, é que as inscrições para o segundo semestre do PROUNI 2021 já estão abertas.

PROUNI 2021
PROUNI 2021: Quais as regras para participar do programa de bolsas

Quem pode se inscrever no PROUNI 2021?

Caso você tenha interesse em participar do PROUNI 2021, saiba que existem algumas exigências a serem cumpridas. E que todas elas foram exigidas pelo próprio MEC. São elas:

  1. Primeiramente, ter estudado no ensino médio em uma escola de rede pública. Particulares também são permitidas, desde que tenha sido bolsista integral da mesma
  2. Posteriormente, ser professor da rede pública de ensino, ou, ter alguma deficiência
  3. Então, é necessário que sua nota no teste de múltipla escolha do ENEM seja superior a 450 pontos. E também, que não tenha zerado na redação
  4. E por fim, se deseja a bolsa integral, sua renda familiar mensal deverá ser de no máximo um salário mínimo e meio. Para a bolsa parcial, o máximo permitido são três salários mínimos

Como fazer sua inscrição ao PROUNI 2021?

Agora que você já sabe quem pode se inscrever no PROUNI 2021, o próximo passo é saber como fazer seu registro, certo? Pois bem. Isso na verdade é bastante simples. Tudo que precisará fazer é acessar o endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br/. Disso, basta digitar todos seus dados pessoais para poder participar. Lembrando que o período para novos cadastros é extremamente curto. Até porque, o Ministério da Educação abriu as inscrições nesta última terça-feira (13 de julho), e, segundo a entidade do Governo Federal, só poderão se cadastrar até esta sexta-feira (16). Ainda segundo o MEC, são mais de 134.329 bolsas de estudo que estão sendo disponibilizadas para os estudantes, neste segundo semestre.

E, destas, 69.482 são totalmente integrais. Enquanto que as demais estão na modalidade parcial, totalizando 50% do valor do curso. Sem falar que de todas estas vagas, elas são distribuídas em até 950 instituições privadas, em todo território nacional. Caso tenha interesse em consultar se a universidade que você deseja adota o PROUNI 2021, é necessário verificar tal informação com a própria escola. Ou então, entrando na lista de instituições aceitas pelo programa, no próprio site do Ministério da Educação.

Mais programas que aceitam o ENEM

O PROUNI 2021 não é o único programa estudantil que utiliza o ENEM como nota de corte. Além dele, há também o SISU 2021, que tem uma dinâmica muito parecida. O projeto oferece bolsas de estudos para os interessados, mas, apenas para a rede pública.

Ou seja, faculdades estaduais e federais. Já o FIES, é um programa de financiamento que efetua o pagamento do valor integral ou parcial do curso particular. E após a conclusão do mesmo, você tem que pagar as parcelas.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui