quarta-feira, abril 28, 2021

PROUNI 2021: Quando abrem inscrições para as vagas remanescentes?

O Programa Universidade para Todos (PROUNI 2021) é um dos principais projetos educacionais no Brasil. Isso porque, o mesmo visa dar aos estudantes diversas bolsas de estudos em instituições de ensino superior. Mas, estas apenas particulares, que contam com pagamento de matrícula e mensalidade.

O mesmo é administrado pelo Ministério da Educação (MEC), do Governo Federal. Para a edição de 2021, neste primeiro semestre, as inscrições regulares para as vagas já se encerraram. O que indica que o período de vagas remanescentes está próximo de abrir. Pensando assim, neste artigo estaremos tratando melhor deste assunto. Além de claro, explicar como o programa funciona.

prouni 2021

O cronograma do PROUNI 2021

Agora que o período de inscrições comum já se esgotou, na próxima semana teremos as inscrições das vagas remanescentes. Segundo comunicado oficial divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), as datas para se cadastrar serão apenas as dos dias 3 e 4 de maio, por meio do site do PROUNI 2021. Disso, os resultados serão divulgados poucos dias depois, mais precisamente em 7 de maio.

Quem foi aprovado, terá que encaminhar todos os documentos necessários para comprovação de dados entre os dias 10 e 13 de maio. Isso para que possam garantir suas inscrições e se matricularem em suas respectivas faculdades.

Requisitos para participar do PROUNI 2021

O PROUNI 2021 é um dos programas mais populares entre os estudantes, e por isso, se tornou extremamente concorrido. Não conseguindo atender a todos, o projeto estipulou algumas exigências a serem cumpridas. Deste modo, consegue controlar melhor o número de participantes, além de filtrar quem deve ou não ser aprovado. Abaixo, separamos uma lista para você com todos os requisitos necessários para se tornar elegível. Siga:

  1. Primeiramente, ter se formado no ensino médio e não ter nenhum diploma de ensino superior
  2. Posteriormente, sua renda máxima não pode ser superior a três salários mínimos por pessoa
  3. Ter cursado o ensino médio em uma escola da rede pública, ou em caso de rede privada, que tenha sido bolsista integral
  4. Pode ter alguma deficiência física
  5. Também pode ser professor da rede pública, em exercício do magistério da educação básica, e também integrar o quadro de pessoal permanente na escola pública, para se inscrever no PROUNI 2021

Como funciona o programa

Por muitos anos, o programa educacional foi feito com base no horário de inscrição dos candidatos. Disso, quem tivesse se registrado primeiro, poderia ganhar a vaga mais concorrida. Entretanto, o Ministério da Educação (MEC) julgou que isso não era muito justo para todos os estudantes. Portanto, este procedimento foi alterado. Para o PROUNI 2021, por exemplo, serão utilizadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Quem tiver a melhor nota será favorecido com uma das bolsas. E assim, vai indo até as salas de aulas estarem completas. Quem ficou de fora poderá participar da lista de espera para as vagas remanescentes. E então, conforme os participantes forem desistindo ou perdendo o período das inscrições, poderão ir repondo as baixas. Portanto, não se esqueça de ir checando as datas oficiais para não ficar de fora.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui