sexta-feira, agosto 12, 2022

PROUNI 2022: Mudanças nas regras ameaçam candidatos pobres

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI 2022) é de longe um dos programas educacionais mais importantes do Brasil. Isso porque, o mesmo utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como base para cortes. Isso para estudantes que estão concluindo o colégio, e que querem ingressar em uma instituição de ensino superior.

Até porque, o projeto oferece bolsas de estudo para aqueles que estão em situação econômica mais precária, e que foram bem no teste. O grande detalhe aqui é que as vagas só valem para faculdades particulares. Ou seja, aquelas que cobram mensalidade e matrícula. Entretanto, o projeto está em risco agora, com mudanças promovidas por Jair Bolsonaro.

prouni 2022
PROUNI 2022: Mudanças nas regras ameaçam candidatos pobres

Mudanças no PROUNI 2022

Com relação às mudanças do PROUNI 2022 que foram feitas, essas foram instituídas diretamente por uma medida provisória (MP). Essas que inclusive foram inseridas diretamente pelo presidente da república, Jair Bolsonaro. Anteriormente, poderiam participar do programa educacional apenas aqueles que fossem estudantes de escola pública, ou bolsistas integrais da rede privada. Entretanto, no texto da MP, agora poderão participar também estudantes que concluíram o ensino médio em escola particular. Isso na condição de pagante. Ou seja, quem for considerado de baixa renda receberá muito menos oportunidades de ingressarem em uma faculdade, por conta do aumento de procura que acontecerá.

Vale a pena informar também que tal mudança nas regras do Prouni já foi até mesmo publicada no Diário Oficial da União (DOU) nessa semana. E com isso, já passará a ser aplicada na primeira seleção do PROUNI 2022. Ou seja, o primeiro semestre do próximo ano contará com tais mudanças. Agora, a expectativa é de que haja uma busca absurda pelo programa. Algo que seria benéfico tanto para o Governo Federal, quanto para as escolas. No primeiro caso porque aumentaria a visibilidade do projeto. E no segundo, porque faria com que as universidades tivessem cada vez mais alunos matriculados.

Impactos da mudança do PROUNI 2022

Tais mudanças no PROUNI 2022 causam uma série de impactos diferentes na sociedade brasileira. O primeiro deles é que muito mais estudantes poderão receber oportunidades de ingressarem em uma faculdade, de modo totalmente gratuito. O ponto negativo é que a classe de estudantes também sofrerá um desequilíbrio.

Pois agora, aqueles que são considerados de baixa renda terão que competir com quem pode arcar, e até mesmo classe altas sociedade. Mas, o governo também visou o caso daqueles que apesar de terem dinheiro, ficariam em uma situação mais apertada, aumentando a tolerância financeira das famílias.

Outros programas que utilizam o ENEM

Vale a pena informar também que o PROUNI 2022 não é o único programa educacional criado pelo Governo Federal, e pelo Ministério da Educação (MEC), que utiliza as notas do ENEM como base para o corte. Na verdade, há também o FIES, que também é destinado para universidades particulares.

Mas, aqui, o governo efetua o financiamento integral ou parcial de seu curso. E disso, você passa a pagar o mesmo somente após a conclusão dele. Ou então, há o SISU, que a exemplo do PROUNI também oferece bolsas de estudo. Mas, nesse caso, apenas para escolas públicas, sejam elas estaduais ou federais.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui