sábado, julho 24, 2021

PROUNI: Abre período para inscrição de vagas remanescentes

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI) é um dos principais programas educacionais do país. Isso porque, pelo mesmo, diversos estudantes são premiados com bolsas de estudos. Mas, saiba que o projeto é destinado apenas para quem procurar instituições de ensino superior particulares. Isso mesmo, é necessário que a faculdade cobre matrícula e mensalidades, para que possa participar.

Neste artigo, estaremos falando um pouco mais sobre as vagas remanescentes. Estas que já estão com seu período de inscrições aberto, segundo comunicado oficial do Ministério da Educação (MEC). Aqui citaremos as datas do calendário e como fazer sua inscrição.

Inscrições abertas das vagas remanescentes do PROUNI

Para quem não passou na primeira fila do PROUNI 2021, não precisa se preocupar. O programa oferece uma espécie de lista de espera, conhecida como vagas remanescentes. E nesta segunda-feira (3 de maio), a entidade divulgou que o período de inscrições para esta etapa está oficialmente aberto.

Lembrando que o prazo máximo para se registrar aqui é até amanhã (4) às 23h59. E por fim, o resultado das inscrições será divulgado somente na sexta-feira desta mesma semana. Ou seja, mais precisamente no dia 7. Portanto, tenha certeza de não perder este prazo, pois é o último para que possa ingressar alguma universidade particular, com bolsa de estudo.

Prazo para entregar documentos do PROUNI nas universidades

Caso esteja interessado em se inscrever em uma universidade utilizando o PROUNI, terá que entregar uma lista de documentos. Esta varia muito entre cada universidade, sem falar na que é exigida pelo próprio programa. Para tal, aconselhamos que consulte a lista em sua respectiva faculdade de interesse.

Agora quanto ao prazo para fazer esta comprovação já foi estabelecido pelo Ministério da Educação. Os alunos aprovados terão do dia 10 até o dia 13 de maio para tal. Caso contrário, estarão sujeitos a perderem suas respectivas vagas. E disso, só poderão voltar a participar no próximo semestre.

Como o PROUNI funciona

Caso tenha dúvidas em saber como o PROUNI funciona, saiba que o procedimento do mesmo é muito fácil. Na verdade, ele utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como base para as avaliações de notas de corte. Lembre-se, entretanto, que são sempre adotados a última edição do exame. Este que foi realizado ainda em janeiro deste ano de 2021, por conta do atraso promovido pela pandemia do Covid-19. Portanto, caso tenha feito a edição válida para 2020, esta não contará no processo.

Disso, para garantir uma vaga no PROUNI saiba que é necessário tirar uma nota bem alta no ENEM. Quanto maior o melhor. Até porque, os cursos mais populares e concorridos costumam ter as maiores notas de corte. Enquanto que os menos procurados, as menores. O MEC anunciou que a nota mínima a ser aceita é a de 450 pontos. Isso claro, somando os dois dias de provas. Sem falar que a redação também é de extrema importância neste processo eliminatório. Quem zerar esta, já estará considerado automaticamente eliminado do programa. Para o segundo semestre deste ano também serão utilizadas as notas do teste que foi aplicado em janeiro.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui