quinta-feira, setembro 23, 2021

Prova de Vida do INSS: Saiba quando voltará a ser obrigatório

A prova de vida do INSS é uma ação considerada obrigatória para todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. Até porque, por meio dele, as pessoas que recebem benefícios por parte do Governo Federal poderão confirmar que ainda estão vivas, e bem aptas, para seguirem recebendo por meio de suas contribuições efetivadas.

Mas, já há alguns bons meses, tal movimentação havia sido suspensa pela entidade. Neste artigo, estaremos explicando melhor o porquê a comprovação foi adiada diversas vezes. Sem falar em quando que a mesma voltará a ser obrigatória. Siga abaixo as informações que separamos para você.

Por que a prova de vida do INSS foi adiada tantas vezes?

A prova de vida do INSS, que é algo obrigatório durante todos os anos, foi suspensa por todo o ano de 2020. E além disso, também estava inativo neste começo de 2021. Isso tudo por conta da pandemia do Covid-19. Até porque, todos os beneficiários do INSS são de grupo de risco.

Seja por serem idosos acima dos sessenta anos, ou por terem alguma doença ou deficiência que os impossibilitem de terem uma vida ativa. Isso para evitar que fizessem aglomerações nas agências, seja do Instituto Nacional do Seguro Social, ou até mesmo de uma instituição bancária.

Quando a prova de vida do INSS retornará?

Segundo a instrução que foi divulgada no Diário Oficial da União há dois meses, mais precisamente no dia 15 de março, a prova de vida do INSS voltará a ser obrigatório a partir do dia primeiro de junho. E caso o segurado e beneficiário não realize tal comprovação, correrá risco de ter seu benefício suspenso bloqueado.

E disso, terá que se dirigir até a entidade para efetuar o desbloqueio. Ou, em casos mais graves, até mesmo ter que recriar o seu registro para recebimento do programa social. Independentemente de qual seja: uma aposentadoria por idade, por deficiência ou até mesmo um pensionato.

Prova de vida do INSS digital

Apesar de ter a obrigatoriedade da prova de vida do INSS suspensa, ainda é possível fazer a mesma, porém, de forma digital. Tudo que vai precisar fazer é baixar o aplicativo do Meu INSS em seu aparelho celular.

Disso, terá a opção de tirar uma selfie dentro do App, além de digitar alguns dados pessoais seu, para comprovar que de fato é você quem está ali. Isso serviu para eliminar muitos casos e recebimentos fraudulentos.

Como fazer a sua comprovação

Agora caso você tenha interesse em saber como fazer a sua prova de vida do INSS, é bastante simples. Existem três caminhos diferentes para tal. O primeiro deles, conforme citamos acima, é o modo digital, utilizando o aplicativo do Meu INSS. Depois disso, pode também ir até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social para efetuar a comprovação, caso prefira.

E por fim, também pode ser direcionar até uma agência de seu banco no qual recebe o benefício da entidade. Disso, basta conversar com o gerente de sua conta para que ele comunique o Governo Federal de que você está apto suficiente para seguir recebendo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui