quarta-feira, abril 21, 2021

Prova de Vida INSS: Como fazer processo pelo app Meu INSS

A prova de vida INSS é um procedimento obrigatório para todos que são beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. Independentemente de qual benefício receba da entidade, é necessário fazer isso. O mesmo tem como objetivo comprovar de que a pessoa está viva e em plenas condições de receber seus pagamentos.

Isso claro, para evitar recebimento fraudulentos por parte de companheiros ou até mesmo familiares da pessoa. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito disso. Principalmente como fazer isso, e qual o prazo limite para tal. Acompanhe abaixo as informações, para que não tenha nenhuma futura dúvida.

Como é feita a prova de vida INSS

Se você tem dúvidas de como é feita a prova de vida INSS, fique tranquilo, pois o procedimento é simples. Não é preciso nenhum exame, ou algo do tipo. Tudo que precisará fazer é comparecer a uma agência bancária a cada 12 meses, para comprovar que está vivo e em condições.

Disso, peça a um gerente que comunique a entidade de que está apto para o recebimento, que o mesmo fará um comunicado oficial da instituição bancária. Entretanto, por conta da pandemia do Covid-19, agora também é possível fazer isso de maneira digital. Até para evitar aglomerações, principalmente por parte dos idosos.

Prova de vida INSS pelo aplicativo

Caso tenha interesse em realizar sua prova de vida INSS sem sair de casa, saiba que isso é possível. Para tal, você pode utilizar seu próprio aparelho celular. Tudo que precisará é ter acesso a internet. Abaixo, separamos para você um passo a passo com todas as instruções. Até para lhe facilitar o acesso a informação. Siga:

  1. Primeiramente, baixe o aplicativo do Meu INSS em seu telefone. O mesmo está disponível tanto em sistemas operacionais Android, quanto iOS.
  2. Depois de instalá-lo, terá que se cadastrar na plataforma. Digite seus dados pessoais, conforme lhe for solicitado, e efetue o registro. Feito isso, logue no sistema
  3. Posteriormente, precisará acessar o menu do aplicativo. Procure a opção de prova de vida INSS. Geralmente ela é logo o primeiro ícone
  4. O sistema lhe pedirá algumas autorizações, basta aceitá-las, e prosseguir o avanço. Agora lhe será feita uma pergunta de confirmação de documento. No caso, podem perguntar pela emissão de sua CNH, RG e outros documentos. Tenha eles em mãos
  5. Feito isso, será solicitado de tirar uma selfie com seu aparelho celular. A fotografia servirá para mostrar que de fato é você
  6. Envie todos os dados e pronto, já estará comprovado

Prazo do prova de vida INSS

Geralmente, a prova de vida INSS é solicitada pela entidade anualmente, a cada 12 meses. Entretanto, por conta da pandemia do Covid-19, o Instituto Nacional do Seguro Social está um pouco mais flexível quanto aos prazos. Tanto que até suspendeu por diversos meses a obrigatoriedade deste procedimento.

Até porque, na época, só existia esta possibilidade de ser atendida presencialmente em um banco. Agora que também é possível fazer tal confirmação pelo meio digital, provavelmente em breve deveremos ter o anúncio de alguma nova data obrigatória para tal.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui