sábado, julho 24, 2021

Prova de Vida: INSS divulga novo calendário para 2021

A Prova de Vida é um procedimento exigido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por meio deste, é possível que os beneficiários da entidade possam seguir recebendo seus benefícios. A comprovação havia sido suspensa devido a pandemia do Covid-19. Entretanto, agora, o INSS divulgou nesta sexta-feira (26 de fevereiro) a tabela de comparecimento de todas as pessoas.

Pensando assim, separamos neste artigo os dados que você precisa, tais como as datas e o que levar, para seguir recebendo suas quantias. Isso claro, considerando que você siga em condições normais, que são listadas pela própria entidade.

Prova de Vida do INSS
Prova de Vida do INSS

O que é o Prova de Vida do INSS?

Basicamente, o Prova de Vida é uma comprovação obrigatória, por parte de todos os beneficiários do INSS. Em tese, ela serve para evitar fraudes nos sistemas da entidade. Pois, em caso de falecimento, o benefício precisará ser suspenso. E se a vida do beneficiário não for confirmada, potenciais parentes e relacionados poderiam gozar do benefício, de maneira irregular.

Portanto, a solicitação é para que os beneficiários compareçam até sua instituição bancária de preferência. E disso, conversem com seu gerente, para que o mesmo encaminhe até o INSS uma comprovação de que você está vivo. Desta maneira, não corre risco de ter nenhum de seus benefícios suspensos. Do contrário, isso poderá acontecer. Inclusive, já aconteceram diversos casos assim.

Confira o calendário do Prova de Vida

Abaixo, poderá encontrar o calendário do Prova de Vida, divulgado pelo próprio INSS. Segue:

  1. Primeiramente, quem teve vencimento da comprovação em março e abril de 2020, terá que retomar em maio de 2021
  2. Posteriormente, vencimentos em maio e junho de 2020, terão que comparecer em uma instituição bancária em junho de 2021
  3. Quem teve vencimento da comprovação em julho e agosto de 2020, vai ter que se apresentar em julho de 2021
  4. No caso dos vencimentos em setembro e outubro do último ano, sua convocação será feita em agosto de 2021
  5. Para os que tinham que comparecer em novembro e dezembro, agora terá que se apresentar em setembro deste ano
  6. A Prova de Vida de 2021 também foi adiada inicialmente. Para os previstos em janeiro e fevereiro, agora têm que comparecer em outubro
  7. E por fim, os previstos para março e abril deste ano, terão que comparecer a um banco em novembro

Opções de biometria também estão disponíveis

Indo até uma agência do seu banco de preferência, você pode evitar o atendimento com o gerente. Isso para evitar aglomerações e ficar muito tempo em lugar fechado, frequentado por muitas pessoas. Neste caso, as mesmas já estão disponibilizando o serviço de biometria, para evitar justamente isso. Assim, basta se dirigir até um dos caixas eletrônicos, e focar no serviço do MEU INSS 2021 e benefício.

Então, haverá uma opção de comprovação de vida. Basta apertar na mesma e posicionar seu dedo no leitor infravermelho. Disso, os dados serão enviados de seu banco até a entidade do governo. Não se preocupe, pois, o procedimento é extremamente rápido e indolor. Em caso de beneficiários incapazes de comparecer, parentes ou responsáveis legal poderão se apresentar.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui