sexta-feira, setembro 24, 2021

Prova de vida INSS: Veja quem precisa fazer a partir de 1º de junho

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. O mesmo é responsável por administrar diversos programas sociais e benefícios daqueles que efetuam contribuições à previdência social. Estes podem variar de uma simples aposentadoria a até mesmo um pensionato. Entretanto, todos anos, é necessário que os contribuintes efetuem a prova de vida INSS, para que sigam recebendo os benefícios do governo.

E neste artigo, é exatamente sobre isso que estaremos falando. Desde qual o prazo para efetuar tal movimentação, o porque precisa ser feito, e como você pode fazer isso, também.

Prazo para fazer a prova de vida INSS

Por conta da pandemia do Covid-19, a prova de vida INSS foi prorrogada pela própria entidade em diversas ocasiões. Na verdade, por pouco mais de um ano, se somar todos os meses. Isso porque, para preservar a vida não apenas de seus funcionários, mas também de seus contribuintes.

Até porque, a maioria esmagadora deles são idosos, ou até mesmo pessoas que possuem alguma doença grave ou deficiência. E disso, a obrigatoriedade de tal comprovação caiu pelo maior período possível. Entretanto, para este ano de 2021, o Governo Federal anunciou que a comprovação retornará a partir de 1º de junho.

A prova de vida INSS digital

Apesar de não estar sendo obrigatória, a prova de vida INSS ainda poderia ser feito, para quem quisesse. Entretanto, apenas de maneira digital, que era uma solução inovadora feita pela entidade do Governo Federal. No caso, a mesma ainda funciona. Tudo que precisará fazer é baixar o aplicativo do Meu INSS em seu aparelho celular.

Ele está disponível para sistemas operacionais Androids, e também iOS. Disso, efetue o login na plataforma com seu cadastro. Se ainda não tiver um, poderá se inscrever na hora. Uma vez logado, entre na opção de prova de vida, confirme alguns documentos, e tire uma selfie.

A prova de vida INSS do modo “normal”

Agora que a prova de vida INSS voltará a ser obrigatória, vale a pena lembrar que o procedimento antigo também estará disponível para as pessoas. Se não quer fazer a comprovação digital, não há problema. Poderá retornar a uma das agências do Instituto Nacional do Seguro Social para tal.

Ou então, se ainda preferir, poderá se dirigir até uma agência de seu banco de preferência, desde que este seja o responsável por administrar o recebimento de seus benefícios. Disso o gerente deverá encaminhar uma nota para o INSS para declarar sua elegibilidade.

O que acontecerá com quem perder a data?

Saiba que se você é um beneficiário da entidade, então, você não pode perder a prova de vida INSS de maneira nenhuma. Até porque, se o fizer, correrá graves riscos de ter o seu benefício suspenso. Disso, terá muito trabalho em comprovar que estava vivo e apto a seguir recebendo o programa social.

E em casos terá até mesmo que se inscrever novamente para voltar a ser pago. Fraudar informações também não é algo aconselhado. Já houveram casos de pessoas que mentiram a respeito de óbitos de beneficiários, e quando descobertos, foram até processados.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui