quarta-feira, agosto 4, 2021

Prova de Vida INSS volta a ser obrigatória; saiba prazo para regularizar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável por administrar e efetuar o pagamento de diversos benefícios a população brasileira. Exclusivamente para àqueles que foram contribuintes da previdência social, independentemente do modo no qual efetuaram os depósitos. Disso, há algo chamado prova de vida INSS, que nada mais é do que uma movimentação obrigatória que os beneficiários precisam fazer, todos os anos.

Até para provarem à empresa que ainda estão vivos e aptos a seguirem recebendo seus benefícios. Agora, em 1º de julho, uma nova rodada de pessoas terá que passar pela confirmação.

prova de vida INSS

A prova de vida INSS

Por conta da pandemia do Covid-19, a prova de vida INSS foi suspensa por todo o ano de 2020, até basicamente o último mês deste ano. Até porque, a entidade do Governo Federal entendia que os beneficiários, por serem deficientes ou até mesmo já idosos, faziam parte de um grupo de risco.

E desta maneira, não poderiam ir em aglomerações, até para não contraírem o vírus. Mas, em junho de 2021, a comprovação voltou a se tornar obrigatória para todos. E a partir desta quinta-feira (1º de julho), todos que tiveram a prova de vida vencidas em maio e junho de 2020 deverão estar efetuando a atualização a partir de amanhã.

Prova de vida INSS digital

Apesar de não ter sido obrigatória por mais de um ano, a prova de vida INSS ainda podia ser feita de maneira totalmente digital. No caso, era só baixar o aplicativo do Meu INSS em seu aplicativo celular, para tal. Ou até mesmo fazer o procedimento por meio do site oficial da entidade, em seu computador.

Bastava digitar alguns dados pessoais seu, e também tirar uma selfie de seu rosto. Isso para poder comprovar que de fato quem estava ali era você, e não outra pessoa. Tudo para acabar com os casos de fraude no sistema do Governo Federal.

E quem não efetua a prova de vida INSS?

Caso você queira saber o que acontece com quem não efetua a prova de vida INSS, ou até mesmo se esqueceu de fazer a sua, saiba que só uma coisa pode e deve acontecer: ter o seu benefício cancelado. E disso, não será possível reabrir o mesmo.

Mas, fique tranquilo, pois não é uma decisão definitiva e não significa que nunca mais receberá um benefício da entidade. Entretanto, o que deve acontecer é que terá que novamente fazer um novo cadastro para um benefício, abrindo uma nova solicitação, tendo que passar por todos os trâmites contratuais novamente.

Como comprovar presencialmente

Caso você tenha interesse em fazer sua prova de vida INSS de maneira presencial, o procedimento para tal é bastante simples. De primeira opção, poderá agendar uma visita até alguma agência oficial da entidade, para tal.

Ou então, basta se direcionar até o banco no qual você recebe o benefício do Governo Federal. Disso, poderá fazer a biometria no caixa eletrônico, ou se preferir, pode solicitar que um gerente encaminhe os dados comprobatórios para a empresa, garantindo que você está apto.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui