segunda-feira, outubro 25, 2021

Prova de Vida INSS volta a ser suspensa até fim de 2021; veja calendário

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma recolhe todas as contribuições da previdência social, e as transforma em benefícios. Esses que são recebidos exclusivamente por contribuintes. Não importando o método de contribuição; seja ela voluntariada por depósitos, ou até mesmo descontos em folha salarial.

Disso, para todos os beneficiários dessa empresa, é necessário passar pela prova de vida INSS. O mesmo é um procedimento obrigatório adotado pelo Governo Federal. Isso claro, para que aqueles que tenham interesse em seguirem recebendo quantias do governo, que possam continuar a fazer isso.

O que é a prova de vida INSS?

Para quem está se perguntando, a prova de vida INSS é uma movimentação obrigatória do Instituto Nacional do Seguro Social. Este precisa ser feito todos os anos, até para poder comprovar a entidade do Governo Federal que você ainda está vivo. E mais do que isso, que segue apto ou em situação de necessidade a seguir recebendo seu benefício.

Lembrando ainda que aqueles que não realizarem tal procedimento, terão seus pagamentos suspensos e até mesmo cancelados. Disso, será necessário mais uma vez ter que efetuar todo o cadastro para que volte a ser um beneficiário.

prova de vida inss
Prova de Vida INSS volta a ser suspensa até fim de 2021; veja calendário

Atualmente, existem alguns caminhos diferentes para fazer a prova de vida INSS. Os primeiros são totalmente presenciais. Como por exemplo, ir até uma agência do instituto para comprovar os dados. Ou então, pode ser direcionar até o banco no qual recebe o benefício, e efetuar a biometria no caixa eletrônico. Isso também já lhe garante o procedimento. Caso queira algo mais pessoal, pode entrar em contato com o gerente em sua agência, para que o mesmo comunique o governo de que está apto. Se tiver beneficiários idosos ou com deficiência, poderá ir como terceiro, desde que autorizado por documento em cartório, registrado e autenticado.

Comprovação é adiada

Vale a pena informar que nesta semana o Governo Federal decidiu suspender a obrigatoriedade da prova de vida INSS, mais uma vez, por conta da pandemia do Covid-19. Disso, as novas datas da prova de vida são:

  1. Primeiramente, quem tinha que comprovar nos meses de maio, junho e julho de 2021, terão que fazer o procedimento em janeiro e fevereiro de 2022
  2. Posteriormente, para comprovações a serem feitas nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano, as novas datas variam de fevereiro e março de 2022
  3. Já para quem tinha que comprovar nos meses de novembro e dezembro de 2021, e janeiro de 2022, as novas datas variam de abril e maio do próximo ano
  4. Para comprovações a serem feitas nos meses de fevereiro, março e abril de 2022, terão que as novas datas variam de maio e junho do próximo ano
  5. E por fim, quem tinha que fazer a prova de vida INSS nos meses de maio, junho e julho do próximo ano, terá que aguardar até julho e agosto de 2022 para tal

Lembrando ainda que é possível também efetuar tal comprovação de maneira remota, por meio do site ou até mesmo aplicativo do Meu INSS, anexando fotos de seus documentos e tirando uma selfie sua.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui