quinta-feira, setembro 23, 2021

Prova do ENEM 2021 pode não ser realizada esse ano

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2021) é uma das principais provas realizadas no Brasil. Isso porque, todos aqueles que estão concluindo o ensino médio e que desejam ingressar em instituições de ensino superior devem realizar a mesma. Até porque, hoje, existem diversos programas estudantis que oferecem bolsas de estudo ou até mesmo grande descontos em mensalidades, baseando-se nos resultados dos exames.

Entretanto, para a edição deste ano, existe uma grande probabilidade de o teste ser prorrogado apenas para 2022. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito do assunto, e o porquê de isso estar acontecendo.

enem 2021

ENEM 2021 deve ser adiado

Os rumores de um adiantamento do ENEM 2021 vem por parte de um órgão oficial do Governo Federal. Até porque, nesta última terça-feira (11 de maio), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – empresa responsável por administrar o exame –, Danilo Dupas, publicou quais são as metas para o ano letivo de 2021 no Diário Oficial da União, o DOU. E neste, está escrito que a entidade inviabilizará a realização das provas neste ano. Isso já era algo que havia sido previsto pelo ex-presidente Alexandre Ribeiro Lopes. Ainda não foi explicado o porquê tal data seria adiada.

Leia mais: PROUNI 2021: divulgada lista de aprovados nas vagas remanescentes

Mas, acreditamos que possivelmente seja pela pandemia do Covid-19, que ainda segue ativa e alarmante em nosso país. Na verdade, a edição de 2020 foi em realizada em janeiro de 2021 por conta disso.

O documento revela apenas dados sobre o período de isenção, justificativa de ausência, atendimento pelo nome social, atendimento específico e especializado, e o período de inscrições.

Na verdade, existe até mesmo uma longa discussão de que essa próxima edição do ENEM 2021 não cobre nenhuma taxa de inscrição de seus participantes. Entretanto, isso ainda não está confirmado.

Continue lendo: FIES 2021: Senado aprova suspensão de pagamento

Como funciona o ENEM 2021

Caso você tenha interesse em saber como o ENEM 2021 funciona, isso é bastante simples. Na verdade, são dois dias de testes, ambos de múltipla escolha. Geralmente são realizados aos sábados e aos domingos. Entretanto, com tantas mudanças ocorrendo, não sabemos se estes dias serão mantidos.

De qualquer forma, as perguntas são de todas as disciplinas ensinadas no ensino médio. Sem falar em uma redação no segundo dia, que também tem um peso bastante significativo. De costume, a nota de corte para os programas educacionais do governo costuma ser de 450 pontos, sem falar que não é permitido zerar na redação.

Como se inscrever no exame

Atualmente, as inscrições para o ENEM 2021 estão suspensas pelo INEP. Na verdade, se você entrar em seu site oficial, ou no do próprio Ministério da Economia, não conseguirá fazer seu cadastro. Para tal, será necessário aguardar a resolução da entidade a respeito deste caso.

Não há nenhuma expectativa de que o assunto tenha um final nos próximos meses. Portanto, será necessário que sempre consulte os órgãos e até mesmo suas redes sociais, em alerta para comunicados oficiais. A expectativa é de que as inscrições só abram em janeiro do próximo ano. Dependendo, claro, de como andará a pandemia do Covid-19 até lá.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui