quarta-feira, agosto 4, 2021

Prova do ENEM: Descubra a diferença entre a prova impressa e a digital

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal prova que é realizada no Brasil, anualmente. Até porque, estudantes que estão concluindo o ensino médio fazem a mesma para que possam ingressar em instituições de ensino superior. Lembrando que existem alguns programas educacionais que utilizam a prova do ENEM como nota de corte.

Na última edição, por conta da pandemia do Covid-19, tivemos os primeiros casos de um exame digital, além de claro, os testes impressos, como de costume. Este foi um teste promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), que é a entidade responsável por toda a organização do mesmo.

prova do ENEM

Prova do ENEM: diferenças entre modelo impresso e digital

A prova do ENEM 2021 é realizada com o modelo impresso desde 1998, há mais de 20 anos. Na verdade, não haverá uma grande modificação entre as impressões e o digital. Até porque o número de perguntas permanecerá o mesmo. A grande alteração é que ficará mais fácil para os alunos efetuarem suas redações, em um documento de Word, podendo editar suas escritas. Considerações ambientais também estão sendo levadas em conta, até porque a impressão de papeis é algo que tem contribuído para o desmatamento severo em nosso país. Sem falar que a prova não poderá ser feita do computador da casa do estudante, mas sim em um local que será indicado pela entidade responsável.

Na edição de 2020, que foi realizada em janeiro deste ano, a prova do ENEM contou com um modelo digital pela primeira vez. O mesmo foi considerado um teste pelo INEP e pelo Ministério da Educação (MEC), e de muito sucesso. A expectativa de ambas empresas é de que o ENEM Digital seja algo progressivo, até que eventualmente se torne definitivo. A previsão é de que a versão em papel, ou seja, a impressa, seja descontinuada oficialmente em 2026, daqui a cinco anos. E a partir disso, todos os testes serão feitos por meio de computadores.

Prova do ENEM: como é o teste?

Com relação a como é a prova do ENEM, é bastante simples de explicá-la. Na verdade, o exame é dividido em dois dias, sendo que geralmente costuma ser realizado nas últimas duas semanas de novembro. Para este ano, o teste será feito nos dias 21 e 28 deste décimo-primeiro mês, nos últimos dois domingos.

Disso, lhes serão aplicadas 180 questões de múltiplas escolhas, 90 em cada dia. Apenas com disciplinas que são ensinadas em sala de aula, além de algumas de cotidiano. E por fim, no segundo dia, é necessário também que realize uma redação. A nota mínima de corte é de 450 pontos, sem poder zerar na escrita.

Programas que aceitam o ENEM

A prova do ENEM, atualmente, é aceita em três programas educacionais diferentes. Sendo que dois destes distribuem bolsas de estudo para os melhores desempenhos. São estes o SISU, destinado exclusivamente para universidades públicas, sejam elas federais ou estaduais, e o PROUNI, para faculdades particulares.

O FIES, que é um programa de financiamento estudantil, só aceita estudantes de universidades privadas, que cobram matrícula e também mensalidade.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui