sábado, junho 19, 2021

Reajuste da Aposentadoria: Saiba quem tem direito a aumento

A aposentadoria é um dos principais benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O mesmo é destinado apenas para aquele que contribuíram ou que contribuem para a previdência social. Seja com descontos em folha salarial, ou até mesmo por colaborações por conta própria.

Segundo comunicado oficial da própria entidade, aqueles que recebem o benefício desde o ano de 2011, podem ter direito de aumentar o valor recebido por parte do Governo Federal. Esta virá exclusivamente por meio do reajuste da aposentadoria, que já está sendo discutido. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto.

O reajuste da aposentadoria

Caso você tenha interesse em saber como o reajuste da aposentadoria funcionará, o procedimento é bastante simples. Os valores que foram pagos pela entidade do Governo Federal podem ser revisados. Isso claro, para saber se o beneficiário deve algum erro cometido pelo Instituto Nacional do Seguro Social, na hora de efetuarem o cálculo da concessão da aposentadoria. Vale a pena lembrar que é preciso que o segurado verifique alguns dados, antes de qualquer coisa. Como por exemplo seu cartão de concessão, e também, qual é o cálculo utilizado para a aposentadoria, ou até mesmo pensão por morte.

Outra coisa referente ao reajuste da aposentadoria, é que na documentação, estarão expressas todas as informações relacionadas ao que foi considerado pelo INSS. Isso claro, para a concessão aquele valor que foi concedido. Já quem ganhou ações trabalhistas depois de aposentado, também deverá ficar atento as mudanças. Pois, nestas situações, é possível solicitar a revisão do benefício para a entidade. Disso, podem também incluir o processo que pode gerar um valor muito maior de sua aposentadoria. No próximo tópico, estaremos explicando melhor como você pode efetuar sua solicitação. Isso claro, desde que você tenha interesse em verificar tal informação.

Solicitar reajuste da aposentadoria

Caso você tenha interesse em solicitar o reajuste da aposentadoria, o procedimento é bastante simples. Primeiramente, o segurado precisa prestar atenção ao prazo de concessão de seu benefício. No caso, o mesmo não pode ultrapassar os dez anos. Para tal, o que pode fazer é entrar no site do Meu INSS e obter a cópia do processo administrativo de sua aposentadoria.

Disso, neste documento, será possível verificar se há algum erro, ou não, em sua concessão. Em caso de haver, deverá entrar em contato diretamente com a entidade, para a correção dos dados. Seja pelo site oficial deles, ou até mesmo na central de atendimento, no número 135.

Quem pode solicitar

Agora caso queira solicitar o reajuste da aposentadoria e não sabe se você se adequa, é bastante simples. Só poderão fazer isso aqueles que recebem o benefício desde 2011, no mínimo. Além disso, não há um tipo exclusivo de aposentadoria. No caso, poderá receber a por tempo de contribuição, a por doença ou até mesmo a por invalidez.

Isso indefere no pedido. Tenha certeza, antes, que você consultou todas as informações necessárias e que tenha completa garantia de que tem direito ao reajuste. Até porque, assim garantirá que não vai perder nenhum tempo com isso mais.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui