sexta-feira, dezembro 3, 2021

Real digital: banco central pode criar criptomoeda do governo brasileiro

As criptomoedas têm se tornado um sucesso gigantesco em todo o mundo, principalmente no período dos últimos 12 meses. A pandemia do Covid-19 foi um fator gigantesco para as moedas digitais terem explodido no planeta, e ganhado muita notoriedade por conta dos governos de diversos países.

Disso, o Brasil já se prepara para se adequar neste processo, com a criação do Real Digital. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto. Principalmente como comprar esta nova moeda, quando ela será lançada, e principalmente o valor que ela deverá ter no mercado de criptos.

real digital

O plano para o Real Digital

O Banco Central é a instituição financeira que está sendo responsável pela criação do Real Digital. E segundo comunicado feita pela mesma, ainda nesta segunda-feira (24 de maio), a entidade só conseguirá ter todas as condições necessárias para o lançamento da criptomoeda em até três anos.

Então, é possível que vejamos algo a respeito dela já caindo na blockchain entre 2021, no mínimo, e 2024, no máximo. O foco desta nova cripto será novas tecnologias, além de claro contratos inteligentes, que garantem a segurança da execução do acordo. Portanto, muito em breve deveremos ver mais sobre esta moeda no mercado.

Leia também: Minas aprova auxílio emergencial estadual de R$ 600,00

Valor do Real Digital

Apesar das falas do Banco Central a respeito do Real Digital, ainda não sabemos qual será o valor desta criptomoeda. O que sabemos apenas é que ela facilitará a realização de pagamentos e compras no exterior. E que além disso, seu valor será completamente diferente da cotação atual do real.

Isso claro, em relação a outras criptos. Então, muito provavelmente, uma desta moeda eletrônica deverá custar mais do que R$ 1,00. Até porque, as criptomoedas são asseguradas pelos bancos centrais, com uma menor volatilidade, o que permite uma maior segurança para todos os compradores e investidores das mesmas.

Continue lendo: ECD: Confira o novo prazo para entrega da obrigação contábil

Real Digital é princípio de avanço tecnológico

Segundo o Banco Central, a criação do Real Digital indica um novo passo na história da tecnologia. Isso porque, por meio da moeda digital, será possível ampliar a possibilidade de desenvolvimento de modelos inovadores, a partir de evoluções tecnológicas. Sem falar em contratos inteligentes, internet das coisas, dinheiro programável, e muitos outros aspectos.

Sem falar que enviar seu dinheiro para o exterior, e até mesmo para outras pessoas, por meio de trades, se tornará algo muito mais fácil e prático. Entretanto, claro, tudo com sua devida taxa. Abaixo falaremos um pouco mais sobre plataformas e negociações das criptomoedas.

Plataformas de Exchange

Existem muitas dúvidas de se o Real Digital será aceito ou não em plataformas de Exchange. E a resposta para isso é que muito provavelmente sim, até porque, são raras moedas que não são aceitas em plataformas de trade.

A Binance e o Mercado Bitcoin, por exemplo, que são duas das corretoras mais famosas em atividade no Brasil, provavelmente deverão listar a criptomoeda em seus sistemas. Ainda mais por ser uma moeda relacionada ao Governo Federal, que deverá ter um valor de troca gigantesco. Portanto, será necessário sempre se consultar no catálogo que estes sites oferecem a respeito das moedas.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui