sábado, julho 24, 2021

Receita libera download de programa IRPF 2021 para declaração

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (25 de fevereiro) seu programa IRPF 2021. As pessoas só poderão começar a declarar seus impostos de renda, oficialmente, a partir do dia 1º de março. Entretanto, já que a ferramenta está disponibilizada, é possível já ir adiantando o preenchimento das informações.

Lembrando que é necessário efetuar o download do mesmo em seu computador. Mas, não se preocupe, pois estaremos ensinando, neste artigo, como você poderá fazer isso. E mais, quais documentos apresentar, e como deve preencher sua declaração. A mesma precisa ser enviada até o dia 30 de abril, como prazo máximo.

Programa IRPF 2021 conta com novas regras para declaração

Agora para fazer a sua declaração para a Receita Federal, o programa IRPF 2012 conta com novas obrigatoriedades. Por exemplo, todos aqueles que receberam mais de R$ 22.847,76, em rendimentos tributáveis, devem declarar o auxílio emergencial. Isso claro, se receberam o benefício. Em Bens e Direitos também deverá ser informado à entidade todas os investimentos em criptomoedas, e até mesmo outros ativos eletrônicos.

Lembrando que criptomoedas é um mercado que tem crescido exponencialmente, principalmente nos últimos anos. Os demais caminhos permanecem os mesmos, tendo que juntar recibos e os documentos normais que já eram exigidos anteriormente.

Como pegar seu comprovante de rendimento

Dentro do programa IRPF 2021 é necessário que você utilize seu comprovante de rendimento. Isso porque o mesmo serve como um documento oficial para ser utilizado em sua declaração à Receita Federal. Informamos que todas as empresas, bancos, planos de saúde e outras instituições financeiras são obrigadas a fornecer tais rendimentos.

Mas, lembre-se que existe uma data limite para a obtenção de tal: até esta sexta-feira (26). Portanto, aconselhamos que vá atrás deste documento o quanto antes, caso ainda não tenha obtido o seu. Do contrário, poderá ter muitos problemas para conseguir prestar contas à entidade.

Programa IRPF 2021: confira o prazo de entrega

Apesar de já ter sido liberado para download nesta quinta-feira, o programa IRPF 2021 ainda não está disponível para envio dos documentos. Na verdade, você só poderá ir adiantando toda sua documentação e já ir preenchendo todos os campos necessários. Isso porque, segundo a Receita Federal, o prazo oficial para o início das declarações começa na próxima segunda-feira (1º), às 8h da manhã.

E disso, permanecerá ativo por exatos dois meses, tendo seu prazo final estipulado para às 23h59 do dia 30 de abril. Ao todo, o fisco espera receber pouco mais de 32 milhões de declarações.

Como deve ser feita distribuição das declarações?

As informações a seguir, a respeito da distribuição das declarações, não são exatas e oficiais. Mas, estas são estimativas levantadas pela própria Receita Federal. Lembrando que todos os acertes deverão ser feitos por meio do programa IRPF 2021. Então, 60% do número total estimado de 32 milhões de declarações, terão alguma restituição de imposto.

Enquanto isso, outros 21% desta quantia não terão imposto a serem pagos, menos ainda a serem restituídos. Enquanto os outros 19% restantes, terão impostos a serem pagos. Lembrando que estas são apenas estimativas, com base em anos anteriores e na situação econômica atual do país

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui