Início Geral Relatório Focus indica que inflação de 2022 preocupa

Relatório Focus indica que inflação de 2022 preocupa

0
648

A pandemia do Covid-19 tem sido algo que afetou não apenas o Brasil, mas como também todo o mundo. Mas, especificamente em nosso país, o vírus contribuiu para gerar uma grande crise financeira. Até porque, nesses últimos dois anos, muitas pessoas perderam seus empregos, tiveram suas jornadas de trabalho modificadas, ou até mesmo foram forçadas a fechar seus empreendimentos.

Disso o relatório Focus foi divulgado com algumas notícias bastante preocupantes. Essas que dizem respeito a inflação de todo o país. As próximas projeções que estão por vir não são das melhores, e nesse artigo, estaremos explicando elas abaixo.

Relatório Focus traça inflação de 2022

Nessa semana, o relatório Focus divulgou um estudo que aponta a estabilidade das projeções dos agentes de mercados, para a inflação do ano corrente, e também para o futuro próximo. Ou seja, dados que devem representar os anos de 2022 e de 2023 foram divulgados pela Genial Investimentos, dona da informação.

De acordo com a corretora, a mediana de 2021 ficou na casa do 10,02%, sendo que há menos de um mês atrás, a expectativa era de que o valor ficasse na casa dos 10,15%. Entretanto, para 2022, a projeção ficou na casa dos 5,03%. O que até é um número relativamente baixo, apesar de ainda estar acima do teto da meta.

Relatório Focus: Brasil fica dentro da inflação

Nos últimos dois anos, o Brasil ficou acima da inflação a cada reajuste salarial. Isso porque, o Governo Federal não oferecia os aumentos que eram suficientes para acompanhar os acréscimos dos produtos em supermercados, ou outros tipos de mercadorias. Isso segundo a indicação que sempre é feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Entretanto, para 2022, isso é algo que não acontecerá. Até porque, os R$ 1.210,00 proposto pelo governo corresponde a exatamente os pouco mais de 10% da inflação, segundo indica o relatório Focus.

Relatório Focus aponta mais problemas com inflação

As más notícias do relatório Focus não param por aí. Até porque, segundo as informações, a inflação possui uma dinâmica adicional na economia. Ou seja, ela dificulta o papel da política monetária, que é chamada de inércia inflacionária.

E disso, apesar de o Banco Central estar comprometido em avançar na elevação da taxa de juros, isso não será suficiente para trazer a inflação para dentro da meta. Essa que atualmente deveria ficar abaixo dos 5%. A grande meta é fazer com que a mesma caia um pouco.

Quando inflação será anunciada?

Apesar do relatório Focus e de muitos outros no Brasil, a inflação oficial do país ainda não foi divulgada pelo Governo Federal. Disso, é necessário aguardar tal informação, até para que possamos saber quais serão os valores de alguns benefícios, e principalmente qual será a remuneração base do país.

A expectativa é de que nos próximos a entidade federal venha a público para falar mais sobre. Até porque, já estamos na reta final do ano de 2021, e o salário mínimo de 2022 precisa ter uma definição precisa o quanto antes. Até para já programar as empresas, e também para tranquilizar os trabalhadores.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui