Início Benefícios Renda Cidadã 2021: O que falta para o programa ser aprovado?

Renda Cidadã 2021: O que falta para o programa ser aprovado?

0
172
Renda Cidadã 2021
Renda Cidadã 2021

O governo federal lançou no fim deste ano de 2020 o Renda Cidadã para famílias de baixa renda. O projeto foi criado com o intuito de ajudar as famílias que estão passando dificuldades por causa do Covid-19. A proposta do governo federal é dar início ao Renda Cidadã 2021 no início do ano em que as famílias vão receber este auxílio emergencial em decorrência do Corona Vírus. O projeto ainda está sendo construído para melhor atender todas as famílias brasileiras que precisam deste auxílio.

O objetivo do Renda Cidadã é aperfeiçoar o já existente Bolsa Família, que é um programa de assistência social para famílias de baixa renda.

Renda Cidadã 2021
Renda Cidadã 2021

Quem tem direito

Como o governo federal ainda em processo de criação do Renda Cidadã, os agentes públicos ainda não emitiram nenhum edital para mostrar quem são as pessoas que terão direito a participar do programa ou não.

Após a publicação do edital, que deverá sair até o início de 2021, vamos saber quem poderá fazer o cadastro e participar deste programa de auxílio emergencial. Primeiramente o governo iria lançar o Renda Brasil, que seria uma continuidade também do auxílio emergencial do Covid-19. Depois o nome foi remodelado e agora será Renda Cidadã com objetivo de substituir o Bolsa Família.

A intenção do governo é auxiliar mais de 14 milhões de famílias de todo o Brasil, em especial aquelas famílias que já participam de programas sociais do governo federal. Além dos que já recebem o auxílio emergencial do Corona Vírus.

Como se inscrever no Renda Cidadã

Como ainda não temos as regras e todos os detalhes do Renda Cidadã (que ainda vai ser lançado o seu edital com todo o processo de cadastro, participação, valores etc), até o momento sabemos que o governo irá focar na base de dados do CadÚnico, que é o Cadastro Único do governo federal com todas as informações dos participantes de programas sociais.

Sabemos que as pessoas que estão cadastradas no CadÚnico são aquelas consideradas de baixa renda e que sempre precisam de auxílios do governo por meio de programas sociais criados.

Se você ainda não faz parte do CadÚnico, se inscreva neste banco de dados do governo federal para que você tenha a possibilidade de participar do Renda Cidadã quando ele for publicado. Para fazer o seu cadastro, veja mais em https://www.gov.br/.

Documentos necessários

Para se inscrever no Renda Cidadã, provavelmente será cobrado os mesmos documentos para o Bolsa Família, veja:

  • Comprovante de renda da família para comprovação de baixa renda;
  • Comprovante de residência;
  • Ficha do Renda Cidadã preenchida com todos os dados da família.

Valor do Renda cidadã

Como o governo federal ainda não fez o anúncio oficial de quando o Renda Cidadã começa a valer, então os valores também ainda não estão certos de quanto vai ser. Acreditamos que o governo federal deverá pegar os valores do Bolsa Família como parâmetro.

A ideia é que este auxílio gire em torno de 250 a 300 reais por mês para as famílias de baixa renda. Hoje o Bolsa Família paga cerca de 190 reais por mês.

Cartão renda cidadã

Hoje o Bolsa Família tem um cartão para que as famílias possam sacar o seu dinheiro mensalmente nas agências Caixa, Loteria, Caixa Aqui, dentre outros estabelecimentos credenciados. Acredita-se que o Renda Cidadã deverá funcionar da mesma maneira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui