domingo, outubro 24, 2021

Renovação da CNH: Veja como renovar a habilitação durante a pandemia

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento indispensável para todos os motoristas do país. Isso porque, o mesmo é responsável por liberar legalmente que as pessoas possam conduzir automóveis nas ruas. E sem ele, estará infringindo não apenas leis de trânsito, mas como também leis do Brasil.

Para os motoristas que estão com o documento vencido e precisam fazer a renovação da CNH, saiba que o prazo foi prorrogado por tempo indeterminado. Mas, não em todas as regiões. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto, os estados que adotaram as mudanças, e como os procedimentos funcionarão.

Estados que prorrogaram a renovação da CNH

Conforme mencionamos anteriormente, não foram todos os estados brasileiros que adotaram a prorrogação da renovação da CNH. Na verdade, foram apenas 14. E estes são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Lembrando que estes casos valem apenas para motoristas que tiveram seus documentos vencidos a partir de 1º de fevereiro. Para os que tiveram a habilitação vencidas antes deste prazo, não estão inclusos nesta norma, e deverão ir atrás da renovação normalmente.

Renovação da CNH em casos de blitz

Se você estiver precisando efetuar sua renovação da CNH, e for parado em uma blitz, duas coisas diferentes podem acontecer. A primeira delas é que você pode ser multado pelo DETRAN, e ser obrigado a marcar uma data para a renovação. Entretanto, este é apenas o caso para os estados que não adotaram a prorrogação do prazo.

Para os que adotaram, não pode ser multado. Desde que claro, seu documento tenha vencido de fevereiro de 2020 em diante. Neste caso, será orientado a buscar sua renovação. Lembrando que agora a entidade de transito disponibiliza o serviço de maneira online, para evitar as aglomerações.

Porque a renovação da CNH foi prorrogada?

Se está se perguntando o porquê a renovação da CNH foi prorrogada, é bastante simples. A pandemia do Covid-19 segue ativa no país, basicamente, desde março do ano passado. E neste período, tivemos muitas melhoras e pioras em nosso território nacional. Atualmente, vivemos outra grande fase de lockdown e restrições. E com isso, aglomerações são extremamente contraindicadas. E neste caso, ir até uma agência do DETRAN, para solicitar sua renovação do documento, se tornou algo extremamente inviável.

Agora, a entidade de trânsito disponibiliza de maneira online que você possa efetuar sua renovação da CNH. Isso sem precisar sair de casa. Primeiramente, para preservar sua saúde, e posteriormente, para preservar também a vida dos funcionários. Vale a pena lembrar que não há um período limite para a prorrogação.

Ela foi feita por tempo indeterminado. Sem falar que outros estados que não adotaram este processo, ainda poderão entrar no trâmite e também participarem disso. Assim como os que já participam também podem optar por sair disso, e voltarem a cobrar a renovação do documento. No caso, é preciso ficar de olho nas atualizações da entidade, e também, do Governo Federal, a respeito disso.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui