Início Impostos Restituição do IR encerra pagamento de último lote; e se não recebeu?

Restituição do IR encerra pagamento de último lote; e se não recebeu?

0
66
Restituição IRPF
Restituição IR: Receita paga último lote previsto para 2021

O imposto de renda é uma movimentação obrigatória para quase que todos os brasileiros. E por meio dessa, a Receita Federal consegue controlar o quanto cada pessoa do Brasil teve de rendimentos no último ano base. Disso, muitos que efetuam tal disparo de documentação, acabam recebendo uma parcela da taxação cobrada pelo Governo Federal de volta.

Essa é conhecida popularmente como a restituição do IR. E nesse ano de 2021, o governo optou por realizar o pagamento de até cinco lotes diferentes do mesmo, para os contribuintes e participantes. E na verdade, já encerramos o pagamento do último lote da Restituição, nos últimos dias.

Governo quita toda restituição do IR

Como é de costume, os lotes da restituição do IR costumam ser pagos apenas no último dia de cada mês. Isso claro, dependendo de quantos lotes forem listados nos sistemas da Receita Federal. Para esse ano de 2021, o governo começou a efetuar os pagamentos da restituição IR já em maio, totalizando cinco diferentes.

Restituição IRPF
Restituição do IR encerra pagamento de último lote; e se não recebeu?

O último foi pago neste dia 30 de setembro, há cerca de duas semanas atrás. Com isso, agora a entidade federal pode seguir em frente com o planejamento na reforma do imposto de renda, que está sendo estudada já há alguns meses.

Casos de não recebimento da restituição do IR

De março até setembro deste ano de 2021, a Receita Federal afirma ter recebido 36,8 milhões de declarações. E dessas, cerca de 869 mil foram retidas na malha fina, com 666,6 mil com imposto a restituir.

Ou seja, apesar de todos estes terem caído no prejuízo, 76,6% ainda possuem direito a receber a restituição do IR. Entre os principais motivos da malha fina está o preenchimento incorreto de alguma informação, ou então, até mesmo a omissão de algum dado para o Leão. E caso tenha acontecido com você, não se preocupe, pois há como contornar.

Como contestar a malha fina na restituição do IR

Se você foi pego na malha fina, não recebeu sua restituição do IR, e deseja contestar a ação, é possível.

  • Primeiramente, terá que entrar no site oficial da Receita Federal, no endereço eletrônico https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/.
  • Disso, o contribuinte poderá acessar o seu extrato de processamento do imposto de renda.
  • Todos os seus dados poderão ser acessados aqui, inclusive o motivo pelo qual ficou retido.
  • E aí para resolver tal problema, você tem até três alternativas diferentes.
  • A primeira delas é efetuar uma correção das inconsistências, por meio da declaração retificadora da entidade.
  • Ela pode ser preenchida sem multas ou penalidades. Isso não fica disponível depois que o cidadão for notificado ou intimado pelo Leão.

A segunda opção é apresentar, de modo digital, todos os documentos e comprovantes que atestam valores declarados como uma pendência. E por fim, a última opção é esperar o comunicado oficial da Receita Federal. Disso, basta apontar todos os documentos que precisam ser apresentados para explicar a pendência apresentada. Já com um prazo estipulado. Depois de efetuar um destes três procedimentos, basta aguardar o retorno da entidade, para saber se os dados foram aceitos ou não. Se sim, então, será informado do pagamento da restituição do IR em uma outra data.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui