Início Impostos Restituição do IRPF 2021: veja como funciona a restituição do IRPF

Restituição do IRPF 2021: veja como funciona a restituição do IRPF

0
40
restituição do irpf 2021

A restituição do IRPF 2021 nada mais é do que um valor que é devolvido ao contribuinte, que declarou seu imposto de renda. A mesma só pode ser recebida caso o indivíduo tenha declarado seus rendimentos ao Governo Federal. Referentes claro ao último ano. Entretanto, não são todos que têm direito a este pagamento.

Na verdade, esta informação fica disponível em sua tela, no programa da Receita Federal, logo depois que entrega sua declaração. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto. Principalmente qual o calendário a ser seguido, para aqueles que estão programados para receber o retorno do governo.

restituição do irpf 2021

Calendário da restituição do IRPF 2021

A restituição do IRPF 2021 seguirá um calendário, que já foi divulgado de maneira oficial pelo Governo Federal. Na verdade, os pagamentos são divididos em até cinco lotes diferentes. No caso, estes são:

  1. Primeiramente, o lote inicial é pago em 31 de maio
  2. Posteriormente, o segundo lote será pago somente em 30 de junho
  3. O terceiro lote tem como data o pagamento em 30 de julho
  4. O quarto lote será pago somente em 31 de agosto
  5. E por fim, o último lote será pago somente em 30 de setembro

Prioridade na restituição do IRPF 2021

Primeiramente, para ser um dos primeiros a receber a restituição do IRPF 2021, é necessário que faça parte do grupo prioritário. Segundo o Governo Federal, estes se encaixam idosos, pessoas com deficiência, professores, e portadores de doenças graves. No caso, para receber o primeiro lote, além de fazer parte destes citados acima, também tem que entregar sua declaração o mais rápido possível.

Pois, deste modo, poderá garantir uma das vagas para você. Isso claro, considerando que você receba mais do R$ 28 mil em rendimentos, em um único ano. Pois somente aí lhe será necessário que preste contas a Receita Federal.

Restituição do IRPF 2021 por bancos

Caso esteja precisando do valor da restituição do IRPF 2021 com urgência, e não está próximo do pagamento de seu lote, ainda há uma alternativa para você. Esta, no caso, é a de solicitar a antecipação do pagamento em sua instituição bancária.

Atualmente, existem apenas cinco bancos que fazem esta movimentação. São eles o Bradesco, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Santander e o Itaú. Entretanto, tenha ciência de que esta movimentação poderá lhe custar uma boa taxa em seu “benefício”.

Cálculo do pagamento do IRPF 2021

O cálculo da restituição do IRPF 2021 é feito por uma correção que ocorre desde 2015. A Receita Federal calcula as alíquotas de retorno com base em cima do valor dos rendimentos. Estes são descontados da parcela dedutível para cada faixa de rendimento. As porcentagens são de 7,5%, 15%, 22,5% ou 27,5%.

Lembrando novamente que só podem receber a restituição todos aqueles que declararam de fato seus impostos de renda. Quem não o fez, poderá até mesmo ser punido pelo Governo Federal. E em casos de pessoas que sonegam o mesmo, poderão até mesmo sofrer com graves multas, ou terem seus bens confiscados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui