quinta-feira, setembro 16, 2021

Restituição imposto de renda: 3º lote está liberado para consulta

A declaração do imposto de renda é uma movimentação quase que obrigatória para todos os brasileiros. Por meio deste documento, cada pessoa fará seu prestar de contas à Receita Federal sobre tudo que tiveram de rendimentos no último ano. E apenas um valor muito pequeno de renda recebe a isenção de ter que efetuar tal procedimento.

E disso, para os que declaram, a entidade do Governo Federal sempre efetua o pagamento da restituição imposto de renda. Para este ano, foi decidido que serão pagos cinco lotes diferentes, e que, a partir desta sexta-feira (23 de julho), já era disponível efetuar a consulta dos lotes da Restituição.

Consulta da restituição imposto de renda

Anualmente, a Receita Federal costuma efetuar o pagamento do lotes da restituição, correspondentes a restituição imposto de renda. Geralmente, a entidade do Governo Federal tem um procedimento bastante específico com relação as consultas. A cada mês, um novo lote é liberado pela empresa, mas, apesar disso, as pesquisas não ficam abertas o tempo inteiro. Na verdade, só é possível verificar se está entre os escolhidos por apenas sete dias. E geralmente, abre-se o período de consultas uma semana antes do benefício ser repassado. No caso, a Receita já decidiu que o terceiro lote será pago em 30 de julho.
Para efetuar a consulta da restituição imposto de renda, terá que entrar no endereço eletrônico.

restituição imposto de renda
Restituição imposto de renda: 3º lote está liberado para consulta

Disso, basta digitar o seu CPF, o ano base que deseja pesquisar, sua data de nascimento e o código captcha que aparecerá na tela. Feito isso, basta apertar em consultar, que então, os dados aparecerão em seu monitor. Você ainda terá a opção de imprimir ou salvar o documento em seu computador. O acesso também pode ser feito por meio de um aparelho celular.

Distribuição do terceiro lote da restituição imposto de renda

A Receita Federal divulgou que este terceiro lote será o maior em toda a história da restituição imposto de renda, em número de contribuintes. De acordo com os dados que a entidade repassou, ao todo, 5.068.200 contribuintes deverão receber o pagamento. Sendo que 4.913.343 destes entregaram a declaração até o dia 18 de maio.

Os demais se encaixam em grupos de prioridade legal. Como por exemplo, idosos acima de 80 anos (13.985 contribuintes), idosos entre 60 e 79 anos (95.298), pessoas com alguma deficiência física ou mental (8.987), e, por fim, aqueles que a maior fonte de renda seja o magistério (36.616). Ao todo deverão ser pagos aproximadamente R$ 5.8 bilhões.

Onde será depositada a restituição?

A restituição do IRPF 2021 deverá ser paga exatamente na instituição bancária que você informou, na hora da declaração. Caso, se de algum modo você não receber os valores no período de pagamento informado, não se espante. Pois, nestas situações, as quantias ficam disponíveis para saque por até um ano, no Banco do Brasil.

Se precisar entrar em contato com tal banco, para tirar dúvidas, existem alguns números de telefone que pode discar. Como a central de relacionamentos no 4004-0001, para capitais, ou 0800-729-0001, para demais localidades. E também, para quem tem alguma deficiência auditiva, pode discar para o 0800-729-0088.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui