sábado, julho 24, 2021

Restituição Imposto de Renda: Receita abre consulta para abril

A restituição imposto de renda é um dos principais pagamentos esperados pela população brasileira. A mesma só é aplicada para todos aqueles que efetuaram a declaração do imposto de renda para a Receita Federal. Isso claro, para fazer o prestar de contas com o Governo Federal, a respeito de todos os rendimentos que teve no último ano.

Disso, o governo já começou a pagar o primeiro lote para aqueles que já enviaram seus documentos. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste, e também quais serão as previsões dos próximos lotes, para os meses seguintes.restituição imposto de renda

Consulta do primeiro lote da restituição imposto de renda

A Receita Federal abriu a consulta do primeiro lote da restituição imposto de renda deste ano. Como já é de costume, a entidade do Governo Federal só libera tal ação geralmente uma ou duas semanas antes do prazo oficial de pagamento. Este, que vale a pena dizer, será realizado no dia 30 de abril. A quantia a ser repassada para a população, neste caso, é de R$ 183 milhões, para pouco mais de 120.268 contribuintes, que efetuaram suas declarações do imposto de renda. Vale a pena lembrar que desta quantia, cerca de R$ 96 milhões serão repassadas para quem tem prioridade legal.

Segundo comunicado oficial da empresa, estes valores foram distribuídos em 3.537 contribuintes idosos acima de 80 anos, 23.615 entre 60 e 79 anos, 2.108 que possuem alguma deficiência física ou mental grave, e mais 8.445 contribuintes cuja fonte de renda seja o magistério. É bastante comum que o primeiro lote da restituição imposto de renda seja direcionado apenas para os grupos especiais, primeiramente. Isso porque, são eles quem mais necessitam das quantias, e por isso, acabam recebendo primeiro. A partir disso, é seguro dizer que os demais contribuintes começarão a receber normalmente nos demais lotes.

Saiba também: IRPF 2021: Como saber se você deve fazer a declaração

Como consultar a restituição imposto de renda

Se você tem interesse em consultar sua restituição imposto de renda, saiba que o procedimento é bastante simples. Para tal, separamos abaixo um passo a passo com as instruções, para te auxiliar. Siga:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial da Receita Federal, no https://www.gov.br/receitafederal/pt-br
  2. Posteriormente, desça a página inicial e acesse o link consultar restituição imposto de renda
  3. Com isso, será redirecionado para outra página. Clique em consultar PER/DCOMP, para ser direcionado para a plataforma web do portal e-CAC
  4. Agora, efetue seu login com os dados cadastrados, para poder verificar os seus valores

Calendário de pagamentos

Se você tem interesse em saber as principais datas de pagamento da restituição imposto de renda, separamos estas para você, abaixo. Todas, claro, pelos lotes que serão pagos pelo Governo Federal, nos próximos meses.

  1. Primeiramente, o lote número um será pago em 30 de abril
  2. Posteriormente, o lote número dois será repassado aos contribuintes em 31 de maio
  3. O terceiro lote será repassado somente em 30 de junho
  4. O lote número quatro será pago somente em 31 de julho
  5. E por fim, o lote número cinco será pago aos contribuintes em 30 de agosto
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui