quinta-feira, setembro 16, 2021

Restituição IRPF: Aberto pagamento do terceiro lote

O imposto de renda é uma movimentação obrigatória para boa parte da população brasileira. Isso porque, anualmente, é necessário efetuar um prestar de contas ao Governo Federal, de todos os rendimentos que você teve no último ano base. E com isso, aqueles que efetuam suas declarações, geralmente são elegíveis a restituição IRPF.

Esta que é responsável por devolver uma parcela do que foi declarado, para todos os envolvidos. Disso, neste ano, a Receita Federal decidiu que seriam pagos até cinco lotes diferentes para a população. E atualmente, já estamos entrando na terceira parcela da restituição, passando da metade do previsto.

Números sobre a restituição IRPF

Nesta sexta-feira (30 de julho) a Receita Federal estará efetuando o pagamento da restituição IRPF para todos os que se encaixam nas exigências da entidade. Isso claro, por meio dos bancos e contas correntes que indicaram no momento de suas declarações. Segundo a empresa do Governo Federal, este será o maior lote já pago na história, pelo menos em número de contribuintes.

restituição irpf
Restituição IRPF: Aberto pagamento do terceiro lote

Ao todo, são mais de 5 milhões de pessoas; mais precisamente 5.068.200. E destas, todas físicas, receberão cerca de R$ 5,8 bilhões. Lembrando que até 18 de maio 4.913.343 contribuintes entregaram suas declarações. Os demais foram após este período.

Prioridade legal na restituição IRPF

Lembrando que, geralmente, no primeiro lote ficam os casos de prioridade legal, para a restituição IRPF. Entretanto, em todos os demais também existem situações de prioridade. Principalmente aqueles que não conseguiram garantir uma vaga nos primeiros pagamentos.

Estes são listados como contribuintes idosos acima de 80 anos, com 13.985 contribuintes. Depois, 95.298 pessoas entre 60 e 79 anos, 8.987 com alguma deficiência física, mental, ou moléstia grave. E por fim, temos também 36.616 contribuintes que possuem maior parte de sua fonte de renda vinda do magistério. Estes são os grupos de prioridade.

Como consultar sua restituição IRPF

Vale a pena lembrar que a consulta a restituição IRPF não fica aberta para o público durante todo o ano. Na verdade, o Governo Federal só libera tal ação cerca de uma semana antes do pagamento de cada lote. Disso, você tem sete dias para verificar se está em tal lote do momento. E para tal, primeiramente, precisa acessar o endereço eletrônico https://www.gov.br/. Disso, basta ir até o menu da Receita Federal.

Então, clicar no campo Meu Imposto de Renda. Posteriormente, haverá a opção de consultar a restituição. Isso pode ser feito tanto em seu aparelho celular, como também em um computador. Se não estiver listado, pode consultar também o extrato de sua declaração para verificar se há alguma pendência.

Declaração foi prorrogada

Antes de poder receber a restituição IRPF, era necessário enviar a declaração do imposto de renda para a Receita Federal. E, neste ano, originalmente, as declarações estavam previstas para acontecer do primeiro dia de março, até o último do mês de abril.

Entretanto, por conta da pandemia do Covid-19, o Governo Federal se viu obrigado a prorrogar tal prazo de restituição do IR. Até porque, as pessoas estavam encontrando dificuldades para reunir todos os seus dados. Principalmente com empresas. E disso, a declaração pode ser enviada até o último dia do mês de maio.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui