O Imposto de Renda é um dos assuntos mais debatidos no Brasil, anualmente. Principalmente porque é uma movimentação obrigatória, por parte do Governo Federal. Isso para que as pessoas possam prestar contas à entidade federal a respeito de todos os rendimentos positivos que tiveram no último ano base.
E disso, para boa parte daqueles que efetuaram a declaração, são recompensados com a restituição IRPF. Que é justamente quando uma pequena parcela da contribuição que efetuaram retorna ao bolso dos mesmos. E no caso, para esse ano de 2021, a Receita Federal já abriu consulta para o lote residual dessa restituição IR.
Receita abre restituição IRPF
A Receita Federal abriu na terça-feira do dia 23 de novembro uma consulta ao lote residual de restituição IRPF. E disso, foram contemplados cerca de 260.412 contribuintes, entre esses, prioritários e até mesmo não prioritários. O valor total desse crédito gira na casa dos R$ 450 milhões.
Sendo que esse é, na verdade, o último lote de pagamentos do Governo Federal, contemplando também a restituição residual de exercícios anteriores. De acordo com a Receita Federal, o pagamento da restituição será realizado no dia 30 de novembro. E para os que não sabem se receberam ou não, as consultas também já foram liberadas.
Como consultar a restituição IRPF
Caso você tenha interesse em saber se a restituição IRPF está disponível, é possível efetuar uma consulta à mesma. Para tal, o contribuinte precisa acessar o site oficial da Receita Federal. O mesmo está disponível no endereço eletrônico https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/.
Disso, basta clicar em “meu imposto de renda”, efetuar o login na plataforma gov.br, e em seguida, clicar em “consultar a restituição”. Caso identifique alguma pendência em sua declaração, é possível que efetue a retificação e corrija. Lembre-se que tal sistema também está disponível no aplicativo para celulares e tablets.
Como é feito o pagamento da restituição IRPF?
Com relação a como é feito o pagamento da restituição IRPF, o procedimento para tal é bastante simples. Primeiramente, ele deverá ser realizado diretamente na conta bancária que foi informada durante a declaração do imposto de renda. Disso, se o crédito não for realizado, independentemente do motivo, todos os valores pendentes deverão ficar disponíveis para resgate por até um ano, no Banco do Brasil.
Do contrário, o contribuinte não poderá resgatar o valor de sua restituição no prazo. E então, precisará requerê-lo no Portal e-CAC, que também está disponível no site da Receita. Para tal, basta acessar o menu declarações e demonstrativos, depois meu imposto de renda, e clique em solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Pagamentos de 2021
Vale a pena lembrar também que os pagamentos da restituição IRPF para esse ano de 2021 foram feitos em cinco lotes diferentes. E na verdade, esse de novembro, é o último promovido pela Receita Federal, nesse ano.
Disso, para quem não conseguir, é necessário que tente novamente apenas no ano que vem, por meio da declaração do imposto de renda de 2022. Isso, claro, verificando qual será o valor de seus rendimentos, e o quanto precisa declarar para a entidade do Governo Federal para tal.