quinta-feira, setembro 16, 2021

Restituição IRPF: Receita abre consultas para quarto lote

O imposto de renda é uma movimentação obrigatória para boa parte da população brasileira. Estes que precisam prestar contas à Receita Federal para declarar todos os rendimentos que tiveram durante o último ano base inteiro. Para este ano, por exemplo, foi necessário declarar sob o ano de 2020. E disso, aqueles que declararam, dependendo do caso, podem receber a restituição IRPF.

Este nada mais é do que um valor que a Receita devolve para seus contribuintes, após alguns meses depois de sua declaração. Vale a pena falar que a mesma é paga em lotes diferentes, e para 2021, foi definido que existirão apenas cinco lotes. E nesta semana, a entidade do Governo Federal abriu as consultas para o quarto e penúltimo lote.

Consultas aos lotes de restituição IRPF

Vale a pena lembrar que em todos os anos a Receita Federal libera diferentes lotes de pagamento de sua restituição IRPF. Mas, os mesmos não ficam abertos para consulta durante o ano inteiro. Na verdade, a entidade costuma liberar as consultas por lotes, sempre uma semana antes do benefício ser pago.

restituição irpf
Restituição IRPF: Receita abre consultas para quarto lote

E o pagamento vem sempre no último dia útil do mês. Portanto, como já estamos na quarta parcela, as consultas do quarto lote, para verificar se você está escolhido para os pagamentos, já se abriu nesta última segunda-feira (23 de agosto). E depois do dia 31 de agosto, só será possível consultar-se novamente na última semana de setembro.

Números oficiais do quarto lote da restituição IRPF

A Receita Federal também informou alguns dados oficiais a respeito da restituição IRPF, para este quarto lote. Como por exemplo, devemos ter cerca de 3,8 milhões de contribuintes que poderão receber quantias do Governo Federal. E tais quantias podem chegar a casa dos R$ 5,2 bilhões. Lembrando que neste quarto lote, R$ 273,2 milhões, que corresponde a uma pequena parte deste montante, será destinada para pessoas com prioridade na fila. E estas incluem até mesmo pessoas com idade mais avançadas, como é o caso dos idosos. E, até mesmo pessoas que são portadoras de alguma deficiência. Seja esta mental ou até mesmo física.

Além disso, a Receita divulgou também alguns números oficiais com relação a distribuição do quarto lote da restituição IRPF. Mas, essa apenas para os que são considerados como prioritários na fila. Como por exemplo, idosos acima dos 80 anos de idade, correspondentes a 8.185 pessoas. Já os contribuintes com idades entre os 60 e 79 anos, são representados por 67.893 pessoas. Já aqueles que possuem alguma deficiência física, mental, ou moléstia grave, são representados por 6.088 pessoas. E por fim, temos os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, representados por 26.647 pessoas. As demais são considerados cidadãos comuns, sem grupos de privilégios.

Casos de não pagamento

Caso sua restituição não tenha sido depositado em sua conta que informou, mas teve o pagamento liberado, não se preocupe. Pois, nestes casos, a quantia é destinada ao Banco do Brasil, e então, poderá efetuar o saque do mesmo por meio deste banco.

Caso queira, pode entrar em contato com a instituição pelo site oficial da empresa, ou, até mesmo ligando na central de atendimento. Estas atendem no 4004-0001 em capitais, 0800-729-0001 em outros municípios, e 0800-729-0088 para deficientes auditivos.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui