terça-feira, abril 6, 2021

Restituição IRPF: Saiba qual será o impacto do aumento da Selic

A restituição IRPF é uma das ações mais esperadas dos contribuintes da Receita Federal. Isso porque, quem declara seu imposto de renda, deverá ter um valor recebido de volta. Para esse ano, entretanto, a taxa Selic deve ter impacto direto nestas quantias. Até porque, ela é corrigida pela variação da taxa de juros, e com isso, existe uma possibilidade real dela diminuir o valor a ser recebido por cada um.

Pensando neste assunto, separamos neste artigo algumas informações importantes a respeito deste assunto. Desde valores da elevação da taxa, a o que esperar no futuro próximo, para o recebimento do valor vindo do Governo Federal.

restituição IRPF

Impacto da Selic na Restituição IRPF

Na última semana, o Comitê de Política Monetária (COPOM) anunciou a elevação da taxa Selic de 2% para 2.75%. E isso causa um impacto direto no valor da restituição IRPF, até porque, a mesma é corrigida pela variação da taxa de juros. E com esta modificação, o resultado será apenas uma porcentagem de 0.22% ao mês.

Ou seja, esta será a correção que será aplicada em seu dinheiro. Isso caro, se você estiver no cenário de receber uma restituição da Receita Federal. Caso contrário, tal mudança não deverá impactar em nada suas finanças.

Lotes de pagamento da restituição IRPF

Por conta da pandemia do Covid-19, a Receita Federal diminuiu o número de lotes de pagamento da restituição IRPF. Antigamente, os valores eram pagos aos contribuintes em até sete lotes. Agora, serão apenas cinco. Abaixo, separamos para você uma lista com todas as datas oficiais de pagamentos. Siga:

  1. Primeiramente, o lote inicial será pago aos contribuintes no dia 31 de maio
  2. Posteriormente, o segundo lote será liberado apenas um mês depois, em 30 de junho
  3. O terceiro lote será pago aos contribuintes no dia 30 de julho
  4. O quarto lote será liberado em 31 de agosto
  5. E por fim, o último lote será pago apenas em 30 de setembro

Como saber o seu lote da restituição IRPF

Se você deseja saber para qual lote se qualifica, para receber sua restituição IRPF, fique tranquilo. Pois no próprio sistema da Receita Federal, após você ter preenchido sua declaração do imposto de renda, ficará disponibilizado na tela a informação de se você tem direito ao “benefício” ou não. Além disso, também mostrará qual o seu lote, e disso, poderá utilizar os dados do parágrafo acima para se basear em quando deverá receber seu dinheiro de volta.

Prazo para declaração do imposto de renda

Mas claro, para receber sua restituição IRPF da Receita Federal, é necessário, obrigatoriamente, que você entregue sua declaração de imposto de renda. A mesma já estava liberada para ser enviada aos sistemas do Governo Federal desde o primeiro dia de março. E se você perdeu este período, não se preocupe.

Até porque, ainda é possível enviar a mesma até o último dia do próximo mês. Ou seja, a Receita está aceitando a declaração até o dia 30 de abril. Portanto, programe-se com seu contador para que não perca este prazo final. Caso contrário, poderá perder o direito da restituição, e ainda sofrer outras consequências.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui