segunda-feira, abril 19, 2021

Resultado do SISU 2021 foi divulgado; veja como conferir

O Sistema de Seleção Unificada (SISU 2021) é um dos principais programas estudantis do Brasil. Por meio do mesmo, os estudantes que já concluíram o ensino médio poderão participar de instituições de ensino superior. Desde que, claro, estas sejam totalmente públicas. Independentemente de serem estaduais ou federais.

E nesta última sexta-feira (16 de abril), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de aprovados do programa. Lembrando que o mesmo utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como base para cortes. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto.

sisu 2021

Como e inscrever no SISU 2021

Se você deseja saber se foi aprovado no SISU 2021, para poder se inscrever, o procedimento é muito simples. Para tal, precisará entrar no site oficial do programa, no https://sisu.mec.gov.br/#/. Disso, terá que se logar na plataforma utilizando os mesmos dados que cadastrou quando foi se inscrever para fazer o ENEM. Uma vez logado, logo na página inicial aparecerão os dados de seu resultado.

Caso tenha sido aprovado, deverá se preparar para o próximo passo, que é providenciar todos os documentos necessários para efetuar a matricula. Lembre-se que estes variam muito de cada universidade.

Portanto, aconselhamos aqui que você entre em contato com a mesma, ou até mesmo verifique no site da cada instituição, quais são as documentações exigidas. Vale a pena lembrar que por conta da pandemia do Covid-19, as matriculas para as faculdades serão feitas de maneira digital. Isso é uma medida exclusiva para 2021, por conta de o vírus ainda estar extremamente perigoso. Deste modo, aglomerações são evitadas.

No caso, o aluno terá entre os dias 19 e 23 de abril para providenciar tudo que precisa, e fazer o upload dos documentos escaneados, para a escola. Se perder este prazo, também perderá automaticamente sua vaga.

Como funciona o SISU 2021

O SISU 2021 funciona de modo bastante simples. Na verdade, tudo que você precisa saber é que ele oferece bolsas de estudos para alunos ingressarem em universidades públicas. E o melhor de tudo é que nem vestibular você precisará fazer. Isso porque, o programa utiliza as notas do ENEM como média. E disso, cada faculdade, juntamente ao Ministério da Economia, estipulam notas de cortes com base nela.

Os cursos mais populares obviamente receberão as maiores notas, tornando-se uma missão bem mais difícil. Enquanto que os menos concorridos, são mais fáceis de se entrar, por terem uma nota de corte mais baixa. São avaliados os dois dias de prova e principalmente a redação da prova.

Lista de espera no SISU 2021

Se você não foi aprovado logo de cara no SISU 2021, não desanime. Até porque, existem casos de listas de espera, para quem não conseguiu entrar no curso. No caso, as pessoas que forem desistindo vão abrindo vagas nas salas, e disso, os melhores colocados, também com base nas notas do ENEM, vão pegando as vagas que abriram.

O prazo para que cada aluno possa se inscrever, demonstrando interesse nesta lista, é até dia 23. Após isso, mesmo se abrirem novas vagas, você não poderá participar.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui