sexta-feira, agosto 12, 2022

Resultado Encceja 2021 já está disponível; veja como consultar

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma das principais provas do Brasil. Até porque, a mesma tem como principal objetivo auxiliar aqueles que ficaram para trás na educação básica e intermediária no país.

Isso por meio de um teste que fornece o diploma de ensino fundamental, ou até mesmo de ensino médio, para aqueles que desejam obter a tão sonhada formação na escola. Para a edição de 2020, por conta do Covid-19 e da pandemia, o evento foi suspenso e realizado apenas nesse ano. Mas, apesar do terno, muitos participantes acabaram criticando a prova.

encceja
Resultado Encceja 2021 já está disponível; veja como consultar

ENCCEJA tem resultados divulgados após atraso

Vale a pena lembrar que o ENCCEJA desse ano de 2021 foi realizado ainda no mês de agosto. E desde então, os participantes vinham cobrando o Governo Federal a respeito de quando as notas saíriam. Até para que pudessem se programar a respeito de como poderiam retirar seus diplomas. E principalmente para poderem ingressar em uma instituição de ensino superior, por exemplo, na situação de quem estava para concluir o ensino médio. E disso, até o começo do mês de dezembro, as pessoas ainda estavam esperando por um posicionamento do INEP, que é a entidade responsável por administrar a prova.

E disso, após uma quantia grande de críticas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) finalmente se posicionou a respeito. Todas as respostas foram publicadas nessa segunda-feira (13 de dezembro). Sendo que na última semana, a entidade havia se posicionado dizendo que os resultados só deveriam ser lançados em janeiro do próximo ano.

A consulta agora pode ser feita por meio do site oficial da empresa do governo, por meio do endereço eletrônico http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial/. Tudo que precisará é de seu cadastro da plataforma gov.br, que utilizou anteriormente para se registrar na prova.

ENCCEJA é exame totalmente gratuito

Vale a pena lembrar que o ENCCEJA é uma prova totalmente gratuita, ou seja, você não precisa pagar absolutamente nada pra poder participar. Sem falar também que existem alguns centros acadêmicos indicados pelo INEP, nos quais os estudantes podem comparecer para tirarem dúvidas, e até terem algumas aulas com professores.

Tudo para que possam ter uma preparação boa para o teste. Lembre-se, entretanto, que a próxima edição deverá ser feita somente no próximo ano, ainda sem uma data anunciada. A expectativa é de que volte a acontecer apenas na metade de 2022.

Quem pode fazer?

Com relação a quem pode fazer o ENCCEJA, vale a pena destacar que apenas aqueles que perderam o ensino básico ou médio durante a idade que deveriam ter comparecido. E disso, a exigência é que para o ensino fundamental o estudante em questão tenha mais de 15 anos.

Mas, para quem não conseguiu o diploma do ensino médio, a diferença sobe para mais de 18 anos. Disso, só poderão ir atrás dos diplomas esses dois casos. E não é preciso confirmar renda, nem nada do tipo. Até porque, a prova é de acesso para qualquer pessoa, e principalmente para qualquer classe social. O objetivo é fazer com que as pessoas obtenham suas formações.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui