domingo, janeiro 23, 2022

Resultado ENCCEJA: INEP divulga data em que o resultado será liberado

Atualmente no Brasil, muitas pessoas têm procurado o melhor método de deslancharem em suas vidas. Seja pela procura de empregos melhores, ou até mesmo por obterem uma melhor formação acadêmica. Disso, entramos em um assunto muito importante, que é o ENCCEJA, uma das provas mais importantes do país.

Tal sigla vem para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. E o seu principal objetivo é fazer pessoas que não conseguiram obter seus diplomas do ensino fundamental ou ensino médio a conseguirem seus diplomas. Desse modo, elas podem até mesmo ir para uma instituição de ensino superior, ou concorrerem por empregos melhores.

Resultado do ENCCEJA tem data para ser divulgado

Já há algumas semanas, estudantes efetuaram o teste do ENCCEJA, para que pudessem conseguir seus diplomas. Entretanto, já se passou um certo tempo, e até então, o Governo Federal não havia se pronunciado sobre a divulgação dos resultados. Algo que com certeza tem prejudicado os participantes, que visam se programar já para o próximo ano.

encceja
Resultado ENCCEJA: INEP divulga data em que o resultado será liberado

Seja com relação a empregos ou até mesmo a futuros cursos e suas respectivas vagas. Disso, nessa semana, a entidade federal finalmente se pronunciou. O INEP, que organiza o evento, informou que o desempenho dos participantes deverá ficar disponível para consulta na próxima segunda-feira (13 de dezembro).

Números oficias do ENCCEJA

Antes de mais nada, vale a pena lembrar que a edição de 2020 do ENCCEJA foi prorrogada para esse ano, por conta da pandemia do Covid-19. Então, o teste que foi aplicado semanas atrás é referente ao ano passado. E disso, com relação aos números oficiais do teste, tivemos mais 1,6 milhão de inscritos em todo o Brasil. Sendo que destes, cerca de 301.438 foram para conseguirem seus diplomas no ensino fundamental. Enquanto que os demais, destinados para a conclusão do ensino médio, ultrapassaram a casa dos 1.328.608 de participantes. Apesar disso, apenas 474.079 pessoas de fato compareceram ao local da prova, para efetuar o teste. Tal número corresponde a apenas 29,5% do total de inscritos.

A revolta no atraso da divulgação das notas é algo totalmente justificável por parte da população brasileira. Até porque, o teste ocorreu ainda no dia 29 de agosto deste ano. E disso, já estamos nos aproximando da casa dos quatro meses, desde a realização da prova.

Assim, muitos estudantes acabaram perdendo vagas em universidades, que estavam abertas até setembro, por exemplo. Isso porque não conseguiram obter o diploma do ENCCEJA, que é obrigatório, para quem concluiu o ensino médio por esse procedimento. A expectativa é de que na edição de 2022, tudo já esteja normalizado, até pelo eventual fim da pandemia do Covid-19.

Como acompanhar a nota

Confira abaixo o passo a passo para verificar sua nota no ENCCEJA, quando o Governo Federal liberar o resultado:

  1. Primeiramente, acesse o endereço eletrônico http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial/
  2. Posteriormente, aperte no botão de acompanhar a sua inscrição. Disso, será direcionado até página do gov.com. Efetue o login com seu CPF e senha que foi cadastrado na hora de se registrar na prova
  3. Feito isso, basta digitar o código captcha na tela e clicar em enviar. Agora os resultados do teste devem aparecer em sua tela
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui