domingo, janeiro 23, 2022

Revalida 2021 aplica provas nos dias 18 e 19 de dezembro

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira é um dos testes mais importantes realizados no Brasil, anualmente. O mesmo é obrigatório para todos aqueles que se formaram em medicina fora do Brasil, mas, que vieram morar em nosso país.

E que disso, desejam praticar suas funções aqui. E sem o mesmo, exercer a medicina para os brasileiros se torna algo contra a lei. Pensando nisso, separamos neste artigo algumas informações muito importantes a respeito do Revalida 2021, que é o nome oficial dado para a prova que é válida para este ano. Ou pelo menos para a reta final do mesmo, já pensando no exercício da profissão para o ano de 2022.

revalida 2021
Revalida 2021 aplica provas nos dias 18 e 19 de dezembro

Leia mais: Vestibulinho ETEC 2022 abre inscrições

Segunda fase do Revalida 2021

Na verdade, vale a pena dizer que já estamos na segunda fase do Revalida. E só poderão participar todos aqueles que foram aprovados na primeira etapa. Lembrando que era necessário que quem teve a aprovação precisasse se inscrever também nessa fase. A mesma está prevista para acontecer entre os dias 18 e 19 de dezembro, barrando qualquer incidente extraordinário. E tal teste será puramente uma prova de habilidades clínicas. Ou seja, por meio dessa, todos os inscritos precisarão passar por até dez estações diferentes.

Nessas, todos os participantes do Revalida 2021 precisam efetuar uma investigação histórica clínica de todos os pacientes. Além de claro, interpretarem exames complementares, e formularem hipóteses diagnósticas. Disso, também terão que demonstrar conhecimento e domínio em todos os procedimentos médicos.

E por fim, realizar um aconselhamento a pacientes simulados, ou até mesmo a seus familiares, em casos mais graves. Nessas situações entenda-se mais graves aqueles que estão internados em UTI ou sedados, ou até mesmo em estado de eutanásia. Ou seja, a ideia do teste é colocar não apenas o que aprendem na faculdade de medicina, mas como também situações do dia a dia.

Acompanhe também: Gabarito ENEM deve ser divulgado pelo MEC

Aplicação do Revalida

Vale a pena lembrar que o Revalida 2021 é aplicado exclusivamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ou seja, a mesma entidade que também é responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que é de longe a prova mais popular do Brasil. O INEP tem participação ativa em tal procedimento desde 2011, com a finalidade de que permita que brasileiros formados fora do país, e estrangeiros que se formaram em medicina fora do Brasil, possam de fato exercer a profissão aqui.

Disso, saiba também que as duas etapas que são inclusas no Revalida 2021, sendo que a primeira já foi executada, acontecem de forma interdisciplinar. E disso, vale a pena informar também que os testes e procedimentos abordam as cinco principais áreas da medicina.

Leia mais: Black Friday SENAC oferece grandes descontos

Como por exemplo, temos a clínica médica, a cirurgia, a ginecologia e obstetrícia, a pediatria, e por fim, a medicina da família e comunidade, que justamente atinge os pontos da saúde coletiva.

E que em meio a pandemia do Covid-19, é uma área que ganhou muito mais popularidade, e principalmente relevância, por causa dos procedimentos que estão sendo adotados em todo o país. E não apenas dentro de um hospital ou consultório médico, por exemplo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui