segunda-feira, outubro 25, 2021

Revisão do INSS pode aumentar valor de benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável por administrar diversos programas sociais para a população, e também, efetuar o pagamento dos mesmos. Desde que, claro, estes beneficiários em questão sejam contribuintes da previdência social. É o principal requisito para que os interessados possam receber quantias do governo.

E as contribuições podem ser feitas de maneira voluntariadas, ou até mesmo em descontos em folha salarial. Disso, existem rumores cada vez mais fortes sobre uma revisão do INSS, o que faria com que quem recebe benefícios da entidade, ganhasse um bom aumento nos valores pagos.

Caminhos pra fazer a revisão do INSS

A revisão do INSS pode ser solicitada por beneficiários que recebam algum programa social da entidade. Disso, possuem uma boa chance de aumentar o seu salário previdenciário. Sendo que o reajuste no valor é feito no pedido oficial disso. E existem, atualmente, dois caminhos diferentes para tal. O primeiro deles é contatar a empresa do Governo Federal por meio de uma via administrativa. E a segunda, por meio de uma ação judicial, o que com certeza daria bastante trabalho e custos para os interessados. A proposta disso tudo é atualizar o valor do benefício, que pode ter sido concedido pela entidade de maneira errônea.

revisão do inss
Revisão do INSS pode aumentar valor de benefício

Na verdade, toda esta discussão referente a revisão do INSS e seus impasses, aconteceram justamente por erros de cálculos da empresa do Governo Federal. Ou até mesmo por algumas mudanças nas legislações, que interferiram diretamente no valor. Mas, tenha ciência que tal revisão não é um procedimento muito rápido. Até porque, é necessário puxar todos os anos no qual o beneficiário recebia quantias da entidade. E mais do que isso, a lista de espera tem se tornado cada vez maior. Até porque, muito mais pessoas, recentemente, tem ido atrás de seus direitos para poderem receber o equivalente que faltava. O resultado pode levar desde meses a até mesmo anos para que seja divulgado.

Prazo para a revisão do INSS

Quem tem interesse em solicitar a revisão do INSS, saiba que existe um período para tal, a ser respeitado. Como por exemplo, o pedido da revisão deve ser feito dentro de uma linha do tempo de dez anos. Isso, claro, a partir da data do pagamento da primeira parcela do benefício. Então por exemplo, caso você tenha recebido sua primeira parcela do programa social em 2010, não poderá solicitar o mesmo.

Pelo menos de modo integral. Até porque, já estamos em 2021, e bateriam onze anos. Disso, seria necessário adequar seu perfil para que bata os 10 anos, cortando provavelmente o primeiro ano inteiro de seu benefício. Mas, claro, existem algumas regras específicas de exceções, que trataremos abaixo.

As exceções nos casos

Conforme mencionamos anteriormente, existem duas alternativas que servem como exceção para o prazo da revisão do INSS. A primeira delas é quando o instituto envolvido negligencia a apuração de algum documento que esteja agregado ao processo administrativo.

Disso, a segunda opção para burlar o período de espera é quando surge um documento totalmente desconhecido por ambas as partes. E disso, é capaz de promover uma alteração significativa no valor do benefício a ser pago.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui