quinta-feira, setembro 23, 2021

Saiba quais comorbidades dão direito a tomar a vacina contra COVID-19

A pandemia do Covid-19 tem se tornado uma das piores que o mundo já vivenciou. Todos os dias, milhares de pessoas acabam morrendo por todo o planeta, por complicações adquiridas graças ao vírus. Disso, a vacina que combate o mesmo tem se tornado extremamente crucial por todas as nações.

Alguns países já estão mais avançados que outros, neste aspecto. E para o Brasil, finalmente estamos acabando a fase dos idosos. Na verdade, gostaríamos de falar um pouco mais a respeito deste assunto neste artigo. Citando as datas oficiais, comorbidades, e muitos outros dados, para você.

Grupos prioritários para a vacina

A comorbidade para receber a vacina basicamente significa que você está em um dos grupos prioritários, em termos de saúde, para tal. Segundo a estimativa levantada pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), cera de 17.796.450 brasileiros estão inclusos neste grupo.

Continue lendo: Salário Mínimo 2022: Ministério da Economia calcula novo valor do piso

O que se traduz em uma parcela bastante grande da população. Mas, para todos estes casos é necessário comprovar, por meio de apresentações médicos, sua comorbidade. Caso contrário, terá o pedido de vacinação à frente dos demais negado, e terá que esperar a sua vez, como todos os outros brasileiros.

Como solicitar a vacina

Caso você tenha interesse em solicitar a vacina contra o Covid-19, é bastante simples. Na verdade, existem dois métodos diferentes para tal. O primeiro deles é se cadastrar no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Ou então, caso prefira, pode também fazer o cadastro em uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Disso, o registro pode ser feito também por meio da internet, em páginas disponibilizadas pelos órgãos de saúde. Isso tudo para facilitar e evitar aglomerações de pessoas, meio a pandemia que estamos vivendo atualmente. Portanto, não esqueça disso caso queira se vacinar.

Veja mais: Calendário do Auxílio emergencial: Confira datas da segunda parcela

Lista das enfermidades para a vacina

Para saber se você tem alguma comorbidade para receber a vacina, o PNO divulgou uma lista com todas as doenças e problemas de saúde que se encaixam aqui. São estes:

  1. Primeiramente, quem tem diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente e hipertensão arterial de diversos estágios
  2. Posteriormente, pessoas que possuem insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopativa hipertensiva
  3. Síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aortas, arritmias cardíacas e cardiopatias congênita no adulto também são inclusas
  4. Próteses valvares, dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, e anemia falciforme também estão na lista de comorbidades
  5. E por fim, quem tem obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática também poderá receber a vacina.

Vale a pena lembrar que se desejar um pouco mais de informações a respeito destas doenças, você poderá consultar as entidades de saúdes responsáveis. E lembrando que em absolutamente todos os casos, é necessário que você comprove sua doença. Esta seja por meio de exames ou até mesmo laudos médicos. Caso não tenha comprovação, não poderá ser considerado para a antecipação da vacinação. E disso, terá que aguardar como todo o restante da parcela da população, que espera por seu grupo de idade ser convocado.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui