sexta-feira, junho 18, 2021

Saiba quem será obrigado a fazer a prova de vida do INSS ainda esse ano

A prova de vida do INSS é uma movimentação obrigatória, exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Por meio desta, o beneficiário da entidade do Governo Federal pode comprovar que está vivo e apto a seguir recebendo seu benefício. Lembrando que este procedimento é realizado anualmente, em datas específicas.

Entretanto, por conta da pandemia do Covid-19, o calendário do último ano e de 2021 foi alterado drasticamente. Apesar disso, a prova de vida voltou a ser obrigatória neste último mês de junho. E disso, falaremos um pouco mais a respeito deste assunto, de quem deve fazer e como realizar.

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória

Conforme mencionamos anteriormente, a prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória neste mês de junho. Isso depois de mais de um ano de adiamentos, por conta da pandemia do Covid-19. Até porque, a entidade do Governo Federal queria evitar aglomerações em suas agências, e até mesmo em instituições bancárias.

Se você tem dúvida de quem deverá realizar o procedimento, saiba que isso se aplica a todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. E isso se aplica para pensionistas e aposentados, principalmente, independentemente de qual tipo de aposentadoria ou benefício você recebe.

Punição para quem não faz a prova de vida do INSS

Se você perder a prova de vida do INSS deste ano, saiba que não ficará impune, conforme foi em 2020. Agora, o Governo Federal já está voltando a ter suas atividades normalizadas, o que significa que suas regras também voltarão ao normal.

E isso indica que quem não realizar o procedimento, poderá sofrer com graves punições por parte da entidade do Governo Federal. E isso inclui ter o seu benefício suspenso e cancelado. Disso, será necessário que você faça uma nova inscrição no programa, para voltar a receber, o que pode levar um bom tempo.

Prova de vida do INSS digital

Apesar de a prova de vida do INSS não ter sido obrigatória durante todo o último ano, os beneficiários ainda eram livres suficiente para efetuar a movimentação, caso quisessem. E para evitar aglomerações, a entidade do Governo Federal desenvolveu uma ferramenta totalmente digital para isso.

Esta é a comprovação digital, por meio do aplicativo Meu INSS, que pode ser baixado em qualquer aparelho celular. Disso, bastava tirar algumas fotos de seus documentos pessoais para anexar na plataforma, além de também tirar uma selfie sua, para garantir que era de fato o beneficiário.

Como fazer a comprovação?

Caso você não queira fazer a sua comprovação da prova de vida do INSS por meio de seu celular, de maneira digital, não se preocupe. Há outros caminhos e métodos diferentes para você. O primeiro deles é ir até uma das agências do Instituto Nacional do Seguro Social, e fazer sua atualização por lá.

Caso esteja incapacitada, um dependente seu poderá ir com você. E além disso, há também a opção de ir até a agência bancária na qual você recebe seu benefício, todos os meses. Disso, basta fazer a biometria no caixa eletrônico, ou solicitar ao seu gerente que envie um comunicado para a entidade do Governo Federal.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui