segunda-feira, outubro 25, 2021

Salário Mínimo 2022: Confira previsão de acordo com a inflação estimada

Nos últimos anos, o Brasil tem sofrido economicamente, em muitos setores diferentes. E isso tem afetado todos os brasileiros, principalmente com o aumento de tarifas, taxas e muitas outras coisas. Sem falar que também, a inflação tem subido cada vez mais. E isso nos fazer chegar a um tema que tem sido bastante discutido nos últimos anos: o salário mínimo 2022.

Até porque, segundo as projeções, mais uma vez a o salário mínimo 2022 deverá ficar abaixo da inflação do país. Isso, claro, segundo os dados que foram divulgados pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.

Qual será o valor do salário mínimo 2022?

A definição do salário mínimo 2022 ainda não foi feita, até porque, o Governo Federal precisa aguardar até o fim do ano para tal. Isso para poder calcular a inflação e outros fatores que devem interferir nos valores. A estimativa é de que o pagamento fique na casa dos R$ 1.192,40, o que é o grande acréscimo com relação aos R$ 1.100,00 deste ano. A projeção inicial era de que o acréscimo correspondesse a 6,2% da inflação, entretanto, esse número ainda deve subir. Mas, muito provavelmente devemos ver novamente o salário abaixo da inflação do país.

Salário Mínimo 2022
Salário Mínimo 2022: Confira previsão de acordo com a inflação estimada

Na verdade, o novo valor do salário mínimo 2022 não é o único que ficará abaixo da inflação nos últimos anos. Até porque, isso tem acontecido já nos últimos três anos. Ou seja, desde 2019 a remuneração base do país não está sendo aumentada corretamente. Para os valores de 2021, a reposição foi ajustada em apenas 5,26%. E disso, o valor ficou abaixo do que foi estabelecido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Esse foi de 5,45%, com relação ao apanhado de 2019. E a cada ano, a tendência destes números é aumentar significativamente. Vale a pena aguardar o comunicado do Governo Federal a respeito disso.

Projeção do salário mínimo 2022 e dos próximos anos

Conforme falamos anteriormente, o salário mínimo 2022 ficará abaixo da inflação. E isso é algo que já acontece nos últimos três anos. Na verdade, a projeção para o futuro da remuneração base do Brasil é que isso siga acontecendo nos próximos três anos.

Ou seja, os anos de 2022, 2023 e 2024 ainda deverão ser abaixo da inflação, algo que é totalmente prejudicial a população. Até porque, deste modo, as pessoas não conseguirão acompanhar os acréscimos e taxas que são cobradas anualmente, principalmente em produtos.

Mais programas sociais

O salário mínimo 2022 não é o único pagamento que está sendo estudado pelo Governo Federal. Para este ano, ainda, temos o pagamento do auxílio emergencial e do benefício emergencial (BEm). Além disso, há a proposta da reforma do Bolsa Família, que passaria a se chamar auxílio Brasil.

E disso, diversas reformas seriam promovidas, principalmente com relação ao valor que é pago nas parcelas do mesmo. Temos também a antecipação do 13º salário do INSS, que já foi pagado nos meses de julho e agosto. E por fim, até mesmo o 14º salário pode acabar sendo criado, para amparar a população financeiramente nesta reta final do ano. Mais precisamente no mês de dezembro.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui