domingo, outubro 24, 2021

Saque aniversário do FGTS: saiba como funciona o programa

O saque aniversário do FGTS é um dos benefícios ligados ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O mesmo é destinado apenas para a classe trabalhadora do Brasil, que foi registrado em carteira, sob as Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). Este, entretanto, permite que você saque uma quantia oferecida pelo Governo Federal apenas uma vez por ano.

Começando, claro, pela sua data de aniversário, até um período pré-estabelecido. Entretanto, você poderá sacar apenas 40% do valor total que é disponibilizado. E disso, o restante fica retido, para o futuro. Na verdade, o programa social possui outras peculiaridades como esta.

Saque aniversário do FGTS

Como funciona o saque aniversário do FGTS?

Para quem tem interesse em fazer o saque aniversário do FGTS, saiba que o mesmo funciona de um modo muito específico. Primeiramente, para poder se inscrever, é necessário que você baixe o aplicativo do FGTS em seu aparelho celular, primeiramente. Depois disso, efetue um pequeno cadastro com seus dados pessoais, para ter acesso na plataforma. Disso, aparecerá quanto de dinheiro parado você tem. Então, agora, precisará se inscrever para receber a quantia. Só que, saiba que essa só poderá ser sacada a partir da data de seu aniversário. Portanto, vamos criar um cenário fictício, a respeito da data de recebimento.

Digamos que você faz aniversário em fevereiro, e ficou sabendo em abril que tem direito ao saque aniversário do FGTS. Disso, terá que efetuar os procedimentos que listamos acima, antes de qualquer coisa. Assim que já tiver o acesso liberado, terá que se inscrever no programa. E disso, sua quantia só terá os 40% liberados a partir de fevereiro do próximo ano. Mas, ela não fica disponível por todo o ano. Na verdade, você tem um tempo máximo de 90 dia para efetuar o saque. Portanto, tem até o último dia de abril, em tese, para que possa retirar a quantia que lhe está reservada. Se não o fizer, ela acumulará para o próximo ano, e terá que aguardar mais nove meses para poder mexer nos valores.

Empréstimo do saque aniversário do FGTS

Poucas pessoas sabem, mas agora o Governo Federal, em conjunto com a Caixa Econômica Federal, permite o empréstimo do saque aniversário FGTS. Mas, claro, existem algumas normas e exigências a serem cumpridas, antes. Este crédito é proposto apenas para pessoas física, que tem interesse na quantia mínima de R$ 2.000,00.

E disso, será utilizada a própria quantia de seu fundo de garantia nos próximos anos, como garantia do empréstimo. Este foi um método eficiente que a instituição bancária encontrou para diminuir drasticamente possíveis casos de inadimplência. Até porque, deste modo garantem o recebimento do valor que foi concedido antecipadamente aos beneficiários.

Benefício relacionado pode ser cancelado

O saque aniversário do FGTS não é o único benefício ligado ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Na verdade, o PIS/PASEP também é um destes, que está ligado a classe trabalhadora.

Entretanto, nesta semana, o Governo Federal admitiu a possibilidade real de que o abono salarial possa ser cancelado. Tudo para deixar mais dinheiro nos cofres públicos, que serão destinados para a criação de outro programa social.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui