domingo, maio 19, 2024

Saque aniversário do FGTS vale a pena? O que pensam especialistas?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais programas sociais que são pagos pelo Governo Federal. O mesmo foi criado exclusivamente para a classe trabalhadora do país. Desde que, claro, esses sejam registrados em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

Disso, mensalmente a empresa faz pequenas contribuições para a Caixa Econômica Federal, que as acumula e um pequeno fundo. E então, uma vez por ano, os beneficiários em questão tem o direito de efetuarem saques de tais quantias. E existem diversos modos de fazer isso, mas, trataremos em questão o saque aniversário FGTS.

saque aniversário fgts
Saque aniversário do FGTS vale a pena? O que pensam especialistas?

Como solicitar o saque aniversário FGTS?

Caso você tenha interesse em solicitar o saque aniversário FGTS, o procedimento para tal é muito simples e fácil. Primeiramente, terá que baixar o aplicativo do FGTS em seu aparelho celular. O mesmo está disponível para sistemas operacionais Android e também iPhones.

Disso, efetue um pequeno cadastro na plataforma gov.br, caso ainda não tenha, utilizando seu CPF. Uma vez já cadastrado, efetue o login no sistema utilizando os dados que inseriu na plataforma. Então, basta encontrar a opção de saque aniversário dentro do APP, e se inscrever na mesma. Leia os termos, concorde, e aperte em participar.

Como funciona o saque aniversário FGTS?

Em relação a como funciona o saque aniversário FGTS, o mesmo é muito simples. Cada beneficiário que estiver inscrito nessa mensalidade terá a oportunidade de sacar os fundos apenas uma vez por ano. Mas, saiba que não é o valor integral do mesmo. E sim uma quantia máxima de 40% do valor total que há disponível em seu benefício. Disso, o prazo também é diferenciado. Você terá um período total de noventa dias para resgatar as quantias. Por exemplo, quem nasceu em janeiro, terá do primeiro dia do mês até o último de março para efetuar o saque.

Se você não conseguir retirar a quantia, ou até mesmo se esquecer dela, não se preocupe. Até porque, não perderá seu dinheiro, nem nada do tipo. O máximo que deverá acontecer é a quantia destinada para o saque aniversário FGTS retornar para o seu fundo. Disso, você terá à disposição, novamente, a quantia integral que tinha antes. E então, poderá sacar pelo aniversário somente no próximo ano, sendo necessário efetuar um novo cadastro. Ou então, se preferir, pode utilizar a quantia em outras das mais variadas modalidades que são oferecidas.

Mais informações

Vale a pena citar que existem outros modos de utilizar o seu fundo, além do saque aniversário FGTS. Como por exemplo em financiamentos e empréstimos junto ao Governo Federal. O programa Casa Verde e Amarela é um exemplo claro disso. Porque você se abstém de alguns anos do pagamento do programa social para que possa ter uma casa financiada, por exemplo.

O lucro do FGTS também é algo pago pelo governo aos beneficiários, com base em como anda a economia do país. Além disso, há o método tradicional de saque do projeto, que é feito sempre na Caixa Econômica Federal. Isso, claro, pelos caixas eletrônicos localizados em qualquer agência bancária.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui