segunda-feira, outubro 25, 2021

Saque aniversário FGTS: Porque esperar para sacar após dia 10?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais benefícios pagos no Brasil, anualmente. Tal projeto é totalmente voltado para a classe trabalhadora do país. Desde que, claro, esses sejam registrados em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

Disso, existem diversas modalidades do programa social que são derivadas do fundo de garantia. Como por exemplo, o saque aniversário FGTS, que agora ganha uma nova especulação. Muitos estão dizendo que o benefício vale mais a pena ser sacado depois do dia 10 de cada mês. E neste artigo, estaremos explicando o porquê.

Recomendação com o saque aniversário FGTS

Muitos especialistas do benefício sugerem que efetuem o saque aniversário FGTS apenas no dia 10 de cada mês. Isso porque, por lei, o fundo de garantia submete um rendimento anual de 3%. E a cada dia dez, todas as contas são contempladas por uma atualização monetária.

Saque aniversário FGTS: Porque é melhor esperar para sacar após dia 10?
Saque aniversário FGTS: Porque é melhor esperar para sacar após dia 10?

Lembrando que é justamente tal procedimento que permite que os trabalhadores tenham uma parte dos lucros do fundo.

Lembrando que ainda é necessário aguardar o período de saques, que já foi informado anteriormente pela Caixa Econômica Federal. Abaixo, mostraremos mais as informações sobre como funciona o atual projeto.

Como funciona o saque aniversário FGTS

Se você tiver dúvidas sobre como funciona o saque aniversário FGTS, não se preocupe, pois, o mesmo opera de modo muito simples. Primeiramente, saiba que o benefício só pode ser sacado de sua conta apenas uma vez por ano.

E por se tratar de seu aniversário, o mesmo só é liberado no primeiro dia do mês no qual você nasceu. E o período máximo para poder resgatar o valor é de 90 dias.

Ou seja, caso tenha nascido em fevereiro, poderá sacar a partir do dia primeiro de fevereiro, até o último dia do mês de abril.

E em casos de o beneficiário perder tal data, não se preocupe, você não ficará sem o valor que estava sendo disponibilizado no saque aniversário FGTS.

Nesse cenário, as quantias retornarão automaticamente para o seu fundo, e só voltarão a ficar disponíveis novamente no próximo ano.

Isso, claro, no mesmo período de 90 dias. Agora com relação ao valor a ser pago, o mesmo corresponde a no máximo 40% de todo o saldo de seu fundo de garantia.

Portanto, se você tiver, por exemplo, R$ 1.000,00 disponível, só poderá sacar R$ 400,00. Enquanto que o resto ficará guardado no fundo, para futuras movimentações.

Como solicitar o mesmo?

Caso você tenha interesse em solicitar o saque aniversário FGTS, o procedimento para tal é muito simples. Na verdade, tudo é feito de modo digital.

Para isso, primeiramente terá que baixar o aplicativo do FGTS em seu aparelho celular. O mesmo pode ser utilizado em sistemas operacionais Android ou até mesmo em iPhones.

Então, acesse a plataforma com o seu CPF e efetue um pequeno cadastro. Disso, logue no sistema e desça a tela até encontrar a opção do saque. Clique na mesma para poder se registrar no projeto. Feito isso, basta aguardar o mês de seu aniversário para que seja elegível a receber.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui